Portugal obtém mil milhões a 12 meses com juro mais negativo. Taxa foi de -0,594%

IGCP lançou uma nova linha de referência para o prazo a 12 meses. Obteve mil milhões de euros com uma taxa mais negativa que no último leilão comparável.

Portugal foi aos mercados realizar a primeira operação de financiamento de dívida de curto prazo deste trimestre. Lançou uma nova linha de referência para o prazo a 12 meses, com a qual obteve mil milhões de euros a uma taxa de juro ainda mais baixa do que no leilão comparável.

De acordo com dados da Reuters, a Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) conseguiu, neste leilão de dívida com maturidade em julho de 2022, mil milhões de euros, sendo que a procura foi bem superior: os investidores deram ordens equivalentes a 2,17 vezes a oferta.

Perante esta procura, Portugal conseguiu captar este montante com um juro de -0,594%, o mais baixo de sempre. Na última operação de financiamento com bilhetes do Tesouro que tinham uma maturidade de 12 meses, a agência liderada por Cristina Casalinho tinha colocado os títulos com uma taxa de -0,550%.

É uma descida ligeira nos custos de financiamento do Estado, que este ano tem assistido a um agravamento das taxas obtidas nas operações realizadas em mercado.

O alívio na taxa, para níveis ainda mais negativos, reflete, essencialmente, alguma correção nos juros no mercado. Desde que o Banco Central Europeu (BCE) anunciou uma suavização da meta da inflação, as taxas têm vindo a baixar, atingindo novos mínimos de vários meses.

A queda das taxas no mercado, que traduz a leitura dos investidores de que Christine Lagarde ganha algum tempo até subir taxas de juro num futuro próximo, permitiu que, por exemplo, a taxa das obrigações do Tesouro a 10 anos esteja nos 0,25%.

(Notícia atualizada às 10h52 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal obtém mil milhões a 12 meses com juro mais negativo. Taxa foi de -0,594%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião