Hoje nas notícias: Novo Banco, Justiça e teletrabalho

  • ECO
  • 22 Julho 2021

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Fernando Anastácio considera expectável que os grandes devedores do Novo Banco fiquem na mira da Justiça. A marcar o dia está ainda a notícia de que este ano o Ministério Público tem menos magistrados em funções. Por outro lado, o Governo quer que pais com filhos menores de oito anos possam ficar em teletrabalho se as funções o permitam. E André Ventura foi quem recebeu mais subvenções públicas, na sequência das Presidenciais.

“É natural” que devedores fiquem na mira da Justiça, diz Fernando Anastácio

Fernando Anastácio, deputado relator da comissão de inquérito do Novo Banco, aponta que os grandes devedores “criaram um prejuízo tremendo” à instituição, pelo que diz que é “natural” que os portugueses esperem que “as instâncias competentes os responsabilizem”, sublinha em entrevista ao Jornal de Negócios. “E espero que as medidas sejam cada vez mais eficazes para que os contribuintes não sejam confrontados com as perdas no sistema financeiro e bancário”, diz o deputado socialista.

Leia a entrevista completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

Governo quer que pais com filhos menores de 8 anos possam ficar em teletrabalho

O Governo quer que pais e mães com filhos menores de oito anos tenham possam ficar em teletrabalho caso as funções desempenhadas o permitam. Esta é uma das propostas apresentadas pelo Executivo aos parceiros sociais na reunião de quarta-feira da concertação onde se discutiu o Livro Verde sobre o Futuro do Trabalho. O Governo sugeriu também aos parceiros que, em certos casos, avós, tios e irmãos possam receber a licença parental que só pode ser atribuída ao pai e à mãe.

Leia a notícia completa na TSF (acesso livre)

Concursos desertos e obras mais caras atrasam ferrovia

A subida do preço dos materiais de construção e a necessidade de abrir novos concursos públicos obrigaram a Infraestruturas de Portugal a definir um novo calendário para os trabalhos do Ferrovia 2020, inicialmente avaliados em 2,175 mil milhões de euros. Quase todos os troços só vão ficar prontos na data limite para obter fundos comunitários.

Leia a notícia no Jornal de Notícias (link indisponível)

 

Ventura teve a subvenção mais alta nas Presidenciais e Marcelo foi quem menos recebeu

As últimas eleições presidenciais foram as mais baratas para os cofres do Estado desde que as contas são auditadas. Dos três candidatos com direito a subvenção, André Ventura foi quem recebeu o montante mais elevado, seguido por Ana Gomes e Marcelo Rebelo de Sousa. O líder do Chega, que ficou em terceiro lugar, teve direito a uma subvenção pública no valor de 146.072 euros, a antiga eurodeputada socialista obteve 132.434 euros e, bem mais longe, o Presidente da República recebeu 23.826 euros.

Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago)

Ministério Público tem menos magistrados em funções, apesar do aumento do quadro

Este ano, o Ministério Público (MP) tem menos magistrados em funções, apesar de terem entrado 24 funcionários no quadro. Segundo o relatório do Conselho Superior do Ministério Público (CSMP), no início do mês de julho havia um total de 1.678 magistrados, mas apenas 1.559 estavam em efetividade de funções nas Procuradorias da República, Departamentos do Ministério Público e Tribunais. Esta discrepância é justificada por ter havido, em simultâneo, mais baixas, ausências prolongadas e comissões de serviço.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Novo Banco, Justiça e teletrabalho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião