Navigator vai investir 206 milhões em Cacia e na Figueira

  • Marta Santos Silva
  • 9 Fevereiro 2017

O grupo papeleiro fecha 2016 com os lucros 10% mais altos e novidades para o futuro: uma nova fábrica em Cacia e um projeto de aumento de produtividade na Figueira da Foz.

Após um ano em que a Navigator Company atingiu um nível recorde de vendas e produção de papel, o grupo vai agora realizar um investimento de 206 milhões de euros, dividido por um projeto em Cacia e outro na Figueira da Foz.

No relatório em que apresenta os resultados positivos do último trimestre de 2016, com o ano a fechar com um lucro de 217,5 milhões de euros, a antiga Portucel anuncia que vai avançar com os dois investimentos milionários.

Em Cacia, o maior dos dois projetos, vai ser criada uma nova linha de produção para a área do papel tissue (para guardanapos, lenços de papel ou papel higiénico), incluindo a transformação em produto final. No relatório, a Navigator antevê que as novas linhas estejam prontas na segunda metade de 2018, com o investimento de 121 milhões de euros a repartir-se entre este ano e o próximo — montante que é totalmente elegível para apoio comunitário, que poderá chegar aos 42,16 milhões.

Já na Figueira da Foz, os 85 milhões de euros de investimento vão servir para implementar, no centro fabril, um projeto de aumento de competitividade, com “melhoria da eficiência produtiva e um aumento de capacidade de 70 mil toneladas, para uma produção total de 650 mil toneladas de pasta BEKP por ano”.

Lucro de 217,5 milhões apesar de queda dos preços

O resultado líquido do ano de 2016 ficou 10% acima do registado em 2015: os lucros da Navigator Company, antiga Portucel, chegaram aos 217,5 milhões de euros. Um ano em que o “forte desempenho operacional” ajudou a atenuar uma queda dos preços da pasta e do próprio papel. O volume de vendas de papel cresceu 2%, acompanhado de aumentos de “15% nas vendas de pasta e 30% no tissue“. O EBITDA de 2016 chegou aos 397,4 milhões de euros, um aumento de 2% em relação a 2015.

O quarto trimestre de 2016 marcou recordes nas vendas de pasta e papel, permitindo atingir os 422 milhões de euros em vendas só nesse trimestre, comparativamente aos 377 milhões em vendas no trimestre homólogo, “minorando o impacto da redução dos preços”.

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