Mais de sete mil passageiros entraram em Portugal sem teste à Covid

  • ECO
  • 27 Julho 2021

A ANAC instaurou 539 processos a 40 companhias aéreas por transportarem passageiros para Portugal sem o teste negativo à Covid-19. Em causa estão mais de sete mil passageiros.

Entre 2020 e a semana passada, a Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) instaurou 539 processos a 40 companhias aéreas por transportarem passageiros para Portugal sem o teste negativo à Covid-19. Em causa estão 7.156 passageiros que entraram em território nacional sem o teste realizado nas 72 horas anteriores ao embarque, avança o Público (acesso pago).

Esta discrepância entre processos e o número passageiros é explicada pelo facto de estes processos poderem incluir vários passageiros, que utilizam o mesmo voo. Do total de mais de 500 processos instaurados pelo regulador da aviação, 133 já estão concluídos e levaram ao pagamento das coimas aplicadas, o que representa cerca de um quarto do total, segundo o mesmo jornal.

Só este ano e até à passada sexta-feira, foram abertos 282 processos, valor que supera o total de processos instaurados no ano passado (257). Em julho de 2020, entrou em vigor o diploma que estabelece que as companhias áreas podem ser sujeitas a multas que oscilam entre os 500 e os 2.000 euros, por passageiro transportado sem teste válido realizado e sem comprovativo de que não precisaria de o realizar, sendo que durante o estado de emergência as multas subiam para o dobro. De fora ficam os passageiros que estão em trânsito.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mais de sete mil passageiros entraram em Portugal sem teste à Covid

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião