Ouro em máximo de três meses com tensão política

  • Rita Atalaia
  • 9 Fevereiro 2017

A incerteza regressou ao mercado. Resultado? Os investidores procuram refúgio no ouro, que já está em máximos de três meses.

O otimismo em torno de Donald Trump e das suas promessas eleitorais está a desaparecer. E a incerteza está a regressar à economia e aos mercados financeiros, tendo em conta o calendário político na Europa. Por isso, os investidores estão à procura de refúgio num ativo considerado seguro em períodos de instabilidade: o ouro, que já está em máximo de três meses.

Nestas alturas de forte turbulência nos mercados, os investidores tendem a procurar ativos mais seguros para colocarem o dinheiro. É o caso do ouro, considerado um ativo de refúgio por excelência. O metal precioso está a subir de forma sustentada, negociando em máximos de três meses. Segue a valorizar, nesta sessão, 0,1% para cotar nos 1.242,10 dólares a onça.

Ouro em máximo de três meses

Fonte: Bloomberg (valores em dólares)

A incerteza está a voltar à economia e aos mercados financeiros, com a euforia em torno de Trump a começar realmente a desaparecer. Isto vai continuar a suportar o ouro”, refere Jordan Eliseo, economista-chefe da Australian Bullion, à Bloomberg.

Além de Trump, os mercados estão também a olhar para a Europa, mais propriamente para o calendário eleitoral. Com o populismo a ganhar terreno, aumentam os receios dos investidores que, assim, afastam-se de ativos considerados mais arriscados, como as ações, aumentando a aposta em ativos mais seguros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ouro em máximo de três meses com tensão política

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião