Mais de 13 mil alunos à espera de receber bolsa

  • ECO
  • 9 Fevereiro 2017

As associações do ensino superior pedem soluções e propõem que haja um contrato pelo período de tempo que dura o curso, para evitar que o pedido de bolsa tenha de ser renovado anualmente.

Com o segundo semestre prestes a arrancar, ainda há 13.604 alunos à espera de saber se terão bolsa neste ano letivo, avança o Jornal de Notícias (acesso pago), na edição desta quinta-feira.

O jornal cita dos dados da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES), que mostram que, a 2 de fevereiro, aguardavam por uma decisão final quase oito mil alunos de instituições de Ensino Superior públicas (9,6% das candidaturas) e 5623 de privadas (50,9% dos requerimentos). Segundo o Ministério da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior (MCTES), estes processos estão em “análise, reclamação ou reanálise”.

Neste cenário, as associações do ensino superior exigem mudanças que resolvam esta situação. Entre as soluções apresentadas, citadas pelo JN, uma seria um contrato pelo período de tempo que dura o curso. Atualmente, o pedido para bolsa tem de ser renovado anualmente.

Em 2017, nota ainda o jornal, candidataram-se a bolsa mais de 93.800 estudantes, mais 3.700 do que em 2015.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mais de 13 mil alunos à espera de receber bolsa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião