AstraZeneca não tem risco acrescido de coágulo sanguíneo após duas doses

  • Joana Abrantes Gomes
  • 28 Julho 2021

Segundo dados publicados na The Lancet, a taxa estimada da doença em questão foi de 2,3 por milhão de pessoas que receberam uma segunda dose da vacina da AstraZeneca.

A vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca não aumenta o risco de uma doença rara da coagulação do sangue após a tomada da segunda dose. Tal “apoia a administração das duas doses da vacina”, a não ser que a doença seja identificada após a primeira dose, disse Mene Pangalos, vice-presidente de investigação e desenvolvimento biofarmacêutico na empresa, citada pela Bloomberg (acesso livre).

De acordo com dados publicados na The Lancet, a taxa estimada da doença, denominada trombose com síndrome de trombocitopenia, foi de 2,3 por milhão de pessoas que receberam uma segunda dose da vacina Vaxzevria, o que é comparável ao que se encontra numa população não vacinada. A taxa da doença após uma dose única era ainda mais elevada, de 8,1 por milhão de pessoas.

A vacina da AstraZeneca tem motivado preocupações com a sua segurança após a morte de um pequeno número de pessoas que a receberam, levando alguns reguladores na Europa a reservar a vacina para os adultos mais velhos. Algumas pessoas também optaram por tomar outra vacina na sua segunda dose.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

AstraZeneca não tem risco acrescido de coágulo sanguíneo após duas doses

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião