Jerónimo Martins sobe quase 4% e anima bolsa

Doze cotadas encerraram o dia em alta, permitindo que o PSI-20 acompanhasse os ganhos dos pares europeus. Além da Jerónimo Martins, também o BCP esteve em destaque.

Segundo dia de ganhos na bolsa de Lisboa, que foi impulsionada desta vez pelas ações da Jerónimo Martins. A dona do Pingo Doce acelerou quase 4%, com os investidores confiantes em relação à retalhista que anunciou na véspera uma subida de 80% do lucro para 186 milhões de euros.

As ações da Jerónimo Martins subiram 3,67% para 17,105 euros, liderando os ganhos na praça nacional esta quinta-feira. A empresa liderada por Pedro Soares dos Santos prestou contas ao mercado esta quarta-feira, dando conta de um primeiro semestre “promissor” e durante o qual atingiu vendas de quase 10 mil milhões de euros, mais 6% em termos homólogos.

O setor do retalho teve um dia positivo: a Sonae, dona da cadeia de hiper e supermercados Continente, valorizou 2,30% para 0,8245 euros.

Jerónimo Martins avança mais de 3%

Mais 11 cotadas encerraram o dia em alta, permitindo que o PSI-20, o principal índice português, avançasse 0,49% para 5.119,49 pontos, prolongando os ganhos de 1% da última sessão.

O BCP também foi um dos títulos em maior evidência: o banco somou 1,66% para 0,1228 euros, depois de duas sessões em perda, na sequência dos resultados semestrais que apresentou na segunda-feira.

Do lado das perdas, a EDP Renováveis caiu 2,27% para 20,70 euros, depois da subida de mais de 3% na sessão anterior. O Citigroup baixou a recomendação dirigida aos títulos da empresa de renováveis para “hold” após o rally protagonizado no último mês, numa nota citada pela agência Reuters. A EDP também desvalorizou 0,58%.

O setor do papel, que esteve em destaque esta quarta-feira, viu a Altri cair mais de 1% e a Semapa, dona da Navigator, recuar mais de 2%, enquanto a Navigator contrariou esta tendência com ganhos de 0,97%.

Lisboa acompanhou os ganhos na Europa, onde as praças de Frankfurt, Paris e Madrid valorizaram até 0,5%, sendo que a bolsa de Milão ganhou 1%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Jerónimo Martins sobe quase 4% e anima bolsa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião