Inflação aumenta para 1,5% em julho

  • Lusa
  • 30 Julho 2021

A taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor terá atingido os 1,5% em julho, um aumento de 1,0 pontos percentuais face ao registado em junho, revelou o INE.

A inflação terá atingido os 1,5% em julho, um aumento de 1,0 pontos percentuais face ao registado em junho, de acordo com a informação já apurada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

“Tendo por base a informação já apurada, a taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá sido 1,5% em julho de 2021, valor superior em 1,0 pontos percentuais (p.p.) ao registado em junho”, pode ler-se numa estimativa rápida divulgada esta sexta-feira pelo INE.

O instituto de estatística refere que a aceleração verificada “reflete essencialmente a dissipação de efeitos de base”.

“O indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) terá registado uma variação de 0,9% (-0,3% no mês anterior)”, de acordo com o INE.

Quanto ao índice relativo aos produtos energéticos, o INE estima que a taxa de variação homóloga “se situe em 8,7% (9,0% no mês precedente) enquanto o índice referente aos produtos alimentares não transformados terá apresentado uma variação de 0,6% (0,1% em junho)”.

“Comparativamente com o mês anterior, o IPC terá tido uma variação de -0,3% (em junho, a variação mensal foi 0,2% e em julho de 2020 tinha sido -1,3%)”, estimando-se “uma variação média nos últimos doze meses de 0,4% (0,3% no mês anterior)”, segundo o INE.

Quanto ao Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC), este “terá registado uma variação homóloga de 1,1% (-0,6% no mês anterior)”.

Os dados definitivos relativos à inflação de julho serão conhecidos no dia 11 de agosto.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Inflação aumenta para 1,5% em julho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião