Próxima cimeira ibérica realiza-se em Trujillo a 28 de outubro

  • Lusa
  • 4 Agosto 2021

A 32.ª cimeira entre Portugal e Espanha vai realizar-se em 28 de outubro, em Trujillo. Entre os temas na agenda estará um ponto de situação sobre os projetos da ferrovia ibérica.

A 32.ª cimeira entre Portugal e Espanha vai realizar-se em 28 de outubro, em Trujillo, na comunidade autónoma espanhola da Extremadura, anunciou esta quarta-feira, em Lisboa o ministro dos Negócios Estrangeiros espanhol.

José Manuel Albares deslocou-se a Lisboa para uma reunião de trabalho com o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e disse que os dois governos querem que a cimeira de Trujillo contribua para uma “relação renovada entre os dois países”.

A anterior cimeira ibérica realizou-se em 10 de outubro de 2020, na cidade portuguesa da Guarda.

Este foi o primeiro encontro entre Augusto Santos Silva e José Manuel Albares, que assumiu a chefia da diplomacia espanhola em 12 de julho, no âmbito de uma remodelação do executivo liderado pelo socialista Pedro Sánchez.

Os dois ministros salientaram que Portugal foi o primeiro país da União Europeia a receber a visita do novo chefe da diplomacia espanhola, considerando ser um sinal das boas relações bilaterais.

A agenda da cimeira de Trujillo inclui um ponto de situação sobre os projetos da ferrovia ibérica, disse Augusto Santos Silva, salientando os projetos de modernização das linhas de ligação a Espanha a partir de Sines ou do Porto.

A ferrovia é mesmo o futuro das ligações, designadamente das ligações de curta e média duração”, sublinhou.

José Manuel Albares acrescentou que os planos de modernização e desenvolvimento das ligações ferroviárias ibéricas são também importantes para a União Europeia.

“As ligações ferroviárias não estarão completas para Portugal e Espanha se não fizerem parte de um plano muito mais ambicioso que inclua França e outros países da União Europeia”, disse Albares.

Questionado sobre a futura ligação marítima entre Portimão e Tânger, no âmbito de um memorando de entendimento assinado entre Portugal e Marrocos em 2015, Augusto Santos Silva não adiantou uma data para a concretização do projeto, mas sublinhou que não se destina a substituir quaisquer ligações.

A ligação Portimão-Tanger existe, mas não é para substituir qualquer outra ligação”, salientou.

Augusto Santos Silva disse que Portugal está comprometido com o projeto e que a ligação marítima com Marrocos será feita “no momento em que for possível”. “Temos trabalhado com as autoridades marroquinas ao nível técnico, mas (…) com a prudência indispensável para que essa ligação se possa fazer com toda a segurança necessária” em termos de segurança pública, dos transportes ou da saúde devido à pandemia de coronavírus, acrescentou.

Sobre as relações de Espanha com Marrocos, que têm vivido um período de tensão nos últimos meses, José Manuel Albares não adiantou uma data para visitar o país e reafirmou a sua posição de que é preciso dar tempo à diplomacia.

“Já o disse várias vezes nos últimos dias: a diplomacia requer tranquilidade, e a diplomacia requer tempo, e isto não indica que algo não seja prioritário, simplesmente que há coisas que requerem calma e tempo“, disse, acrescentando que uma primeira visita sua a Marrocos “é importante, mas é igualmente importante” que seja seguida de outras.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Próxima cimeira ibérica realiza-se em Trujillo a 28 de outubro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião