Fundo CVC compra 11% da Liga espanhola

  • Carolina Bento
  • 4 Agosto 2021

A CVC Capital Partners injetou 2.700 milhões de euros na principal liga de futebol espanhola, em troca de cerca de 11% do negócio de futebol.

A CVC injetou 2.667,5 milhões de euros na Liga Espanhola (LaLiga), uma operação que valoriza o negócio do futebol espanhol em mais de 24 mil milhões de euros. Em troca, a CVC recebe cerca de 11% do negócio da LaLiga através da criação de uma empresa que receberá os patrocínios, licenças, negócios tecnológicos e a LaLiga Business School, segundo o jornal espanhol El País (acesso livre, em espanhol).

Nunca uma liga europeia de futebol vendeu uma participação do seu negócio a um investidor até agora. O acordo foi lacançado esta quarta-feira pelo Comité de Delegados da LaLiga e surge depois da indústria de futebol ter perdido cerca de 30% das receitas devido à falta de público nos estádios, que deixaram alguns clubes em situação financeira delicada.

A LaLiga vai manter o controlo da fonte principal de receitas dos clubes. “O acordo vai permitir manter intactas as competições desportivas e a organização e gestão da comercialização dos direitos audiovisuais”, refere a LaLiga. Do valor total recebido, 2.460,3 milhões serão direcionados para empréstimos participativos a clubes com 0% de juros ao longo de 40 anos. Por sua vez, os clubes comprometem-se a usar este dinheiro para investir 70% em infraestrutura, 15% no apuramento de dívidas e resolução de perdas derivadas da pandemia, bem como 15% no aumento do limite salarial dos trabalhadores.

O objetivo deste acordo é superar a Premier League inglesa e tornar a LaLiga na primeira liga de futebol. Assim, “visa promover o crescimento global da LaLiga e seus clubes, continuando a transformação para uma empresa de entretenimento digital global”, afirma, em comunicado. Para além disso, 107,2 milhões de euros serão direcionados para a Real Federação Espanhola de Futebol e para o Conselho Superior de Desporto, que dedicará esta verba ao futebol feminino, ao futebol semiprofissional e ao não profissional: “É um acordo estratégico inclusivo, equitativo e democrático”, diz a LaLiga.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fundo CVC compra 11% da Liga espanhola

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião