EDP Renováveis e BCP prolongam ganhos do PSI-20

A bolsa de Lisboa prolongou os ganhos registados na semana passada, ao somar mais 0,34%, amparada pela EDP Renováveis e pelo BCP. No lado oposto, correção dos CTT impediu um avanço maior do PSI-20.

A bolsa de Lisboa prolongou os ganhos da semana passada, impulsionada pelos setores da eletricidade, banca e telecomunicações. O índice nacional PSI-20 acompanhou a tendência das principais praças europeias, que também registaram ganhos esta segunda-feira.

Depois da melhor semana em quatro meses, na qual subiu mais de 2%, o principal índice português continuou a somar ganhos nesta sessão. Avançou 0,34%, para 5.151,98 pontos, com 11 cotadas em terreno positivo, seis em terreno negativo e a tecnológica Novabase com o preço inalterado face a sexta-feira.

A empresa que registou o melhor desempenho foi a Semapa, ao somar 3,02%, para 11,58 euros. Mas a EDP Renováveis e o BCP foram as empresas que mais ampararam o PSI-20. A empresa de energias renováveis ganhou 1,79%, para 20,42 euros, enquanto o banco avançou 1,04%, para 12,67 cêntimos.

Cotação da EDP Renováveis em Lisboa:

A operadora Nos também contribuiu, ao valorizar 0,87%, para 3,264 euros. Do lado dos ganhos, nota ainda para a EDP, cujas ações subiram 0,40%, para 4,503 euros nesta sessão.

Em sentido inverso, os CTT pesaram de forma expressiva na bolsa de Lisboa. A empresa postal eliminou parte dos ganhos obtidos na semana anterior, depois de ter apresentado resultados que animaram os investidores, caindo 3,37%, para 4,59 euros.

Num contexto de queda dos preços do petróleo, a Galp Energia também deslizou: recuou 0,43%, para 8,41 euros, num dia em que o preço do barril de Brent, referência para as importações nacionais, cede 2,69%. Os futuros trocam de mãos a 68,8 dólares em Londres.

No resto da Europa, o Stoxx 600 avançou 0,6%, o francês CAC-40 e o espanhol IBEX-35 somaram 0,1%, o britânico FTSE 100 ganhou 0,2% e o alemão DAX fechou inalterado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EDP Renováveis e BCP prolongam ganhos do PSI-20

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião