Ouro em mínimos de quatro meses com receios à volta da Fed

Dados animadores do emprego nos Estados Unidos aumentaram receios de que o banco central aumente as taxas de juro mais cedo que o previsto. Ouro cai 8% desde janeiro.

O ouro está a cair mais de 4% nos mercados, tocando mínimos de mais de quatro meses. Este desempenho do metal precioso acontece numa altura em que aumentam os receios de que a Reserva Federal norte-americana (Fed) comece em breve a reduzir os seus estímulos monetários, aumentando os juros mais rapidamente do que esperado. Isso faria subir o custo de manter o ouro sem juros.

Faz este mês um ano que o ouro tocou um máximo histórico de cerca de 2.040 dólares (1.734,41 euros). Atualmente, o metal precioso está quase 15% abaixo desse patamar. Hoje, está a cair 1,5% para 1.736,65 dólares (1.476,50 euros), o valor mais baixo desde março. Nas últimas sete semanas, a perda acumulada é de 4% e desde o início do ano já desvalorizou 8%.

Desempenho do ouro desde agosto de 2020, mês em que bateu um máximo histórico.Reuters

Este desempenho de queda foi ainda mais acentuado pelos dados económicos dos Estados Unidos, revelados na semana passada. As estatísticas do emprego foram animadoras e mostraram que em julho as empresas contrataram o maior número de trabalhadores em quase um ano. Isso alimentou rumores de que a Fed poderá aumentar as taxas de juro mais depressa do que o esperado.

Esta segunda-feira deu-se uma ligeira recuperação, mas o metal precioso continua sob forte pressão. “O ouro recuperou durante a negociação, à medida que os caçadores de pechinchas aproveitaram o preço baixo para entrar no mercado”, diz Falkmar Butgereit, trader sénior da Heraeus Metals Germany GmbH, citado pela Bloomberg (conteúdo em inglês).

Ainda assim, o especialista nota que “muitos investidores agora temem que a Fed comece em breve a reduzir as compras de títulos, aumentando as expectativas de aumentos das taxas de juros em 2022/2023″.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ouro em mínimos de quatro meses com receios à volta da Fed

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião