Lucro do banco Finantia aumenta 25% para 11,8 milhões no primeiro semestre
O Banco Finantia obteve um lucro líquido consolidado de 11,8 milhões de euros nos primeiros seis meses do ano, o que traduz um aumento de 25% em comparação com o ano passado.
O Banco Finantia obteve um lucro líquido consolidado de 11,8 milhões de euros nos primeiros seis meses do ano, o que traduz um aumento de 25% face aos 9,4 milhões registados no mesmo período de 2020, anunciou o banco esta quarta-feira.
A margem financeira líquida de coberturas aumentou para 18,5 milhões, um aumento de 20% face aos 15,4 milhões de euros registados no período homólogo do ano anterior, principalmente devido à redução dos custos de cobertura de taxa de juro e cambial. Já a solidez financeira, medida pelo rácio Common Equity Tier 1 (CET1), ficou em 27,1%.
As operações financeiras, comissões e outros proveitos atingiram os 9,6 milhões, um ligeiro aumento face aos 9,1 milhões do ano anterior, enquanto o produto bancário cresceu para 28,1 milhões, contra os 24,5 milhões no período homólogo.
Por sua vez, os custos operacionais mantiveram-se em 11,6 milhões, tendo as imparidades e provisões registado uma redução dos 4,7 milhões no primeiro semestre de 2020 para 0,8 milhões. Os ativos totais consolidados registavam, em 30 de junho de 2021, o valor de 2.055 milhões e os capitais próprios cifraram-se em 490 milhões.
Até ao final do ano, segundo o comunicado, deverá estar “concluído o processo de consolidação do Banco Finantia Spain no Banco Finantia, com a criação de uma sucursal em Espanha”. Esta operação vai “permitir simplificar a organização do grupo e reforçar a qualidade dos serviços prestados aos clientes dos dois países”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Lucro do banco Finantia aumenta 25% para 11,8 milhões no primeiro semestre
{{ noCommentsLabel }}