Governo cria assistente virtual para simplificar atendimento a consumidores e empresas
Ideia é "simplificar o atendimento a consumidores e a empresas". Vai funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana, permitindo atendimentos simultâneos e sem fila de espera.
O Governo criou um assistente virtual que permite solicitar permanentemente informações à Direção-Geral das Atividades Económicas (DGAE). Este sistema vai funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana, permitindo atendimentos simultâneos e sem fila de espera.
A ideia é “simplificar o atendimento a consumidores e a empresas”, informa o Ministério da Modernização do Estado e da Administração Pública num comunicado. O assistente virtual foi desenvolvido no âmbito do Programa Simplex e vai ser disponibilizado no site da DGAE.
O assistente vai estar acessível através de computador ou telemóvel, permitindo obter “esclarecimentos nas áreas do comércio, serviços e restauração, bem como a temas relacionados com matérias fertilizantes, gestão do sistema de atribuição do Rótulo Ecológico da UE, autorização de introdução no mercado de Novos Produtos do Tabaco e obrigações dos operadores económicos no âmbito do controlo de atividades com substâncias Precursoras de Droga.
A Direção Geral do Consumidor irá igualmente disponibilizar esta ferramenta de atendimento virtual no âmbito dos direitos dos consumidores, encontrando-se já em fase experimental um conjunto de informações sobre conflitos de consumo, meios de resolução alternativa de litígios, garantias dos bens e livro de reclamações, diz o Ministério, no mesmo comunicado.
Apesar de criar este assistente, o Governo salienta que “a existência desta ferramenta não impede, se necessário, um atendimento direto e personalizado, via contacto telefónico ou endereço eletrónico para colocação de questões”.
Citado em comunicado, o secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor salienta que esta ferramenta permite “simplificar o trabalho da Administração Pública, colocando-o ao serviço do comércio e serviços e da defesa do consumidor”. “É um mecanismo que funcionará como uma porta de entrada dos operadores económicas e dos consumidores para a obtenção de informação geral sobre inúmeras temáticas”.
Por sua vez, a secretária de Estado da Inovação e da Modernização Administrativa refere que “o Governo prossegue a trajetória de transformação dos serviços públicos, apostando na proximidade a pessoas e empresas, por via de soluções digitais ou presenciais que respondem às suas necessidades diferenciadas”.
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