Alemanha vai vender 5% da posição na Lufthansa
Fundo de estabilização económica, que detém 20% do capital da companhia aérea alemã, vai reduzir essa posição em um quarto, ou seja, em 5%. Objetivo será vender tudo.
A Alemanha vai começar já a desfazer-se da posição que assumiu no capital da Deutsche Lufthansa, no âmbito da injeção de liquidez feita à companhia aérea para a ajudar a superar do impacto da Covid-19.
O ministro das Finanças alemão revelou que o fundo de estabilização económica, que detém 20% do capital da empresa, vai reduzir essa posição em um quarto, ou seja, em 5%. De acordo com o MarketWatch (acesso livre), o processo arranca já, devendo os títulos ser alienados ao longo das próximas semanas.
Recorde-se que a Lufthansa negociou um apoio no valor de seis mil milhões de euros logo em junho de 2020, isto é, nos primeiros meses da pandemia. A transportadora acabou por receber um total de nove mil milhões para enfrentar os impactos da crise pandémica.
O processo agora anunciado será um primeiro passo na venda da participação do Estado na companhia aérea, sendo o objetivo da Alemanha alienar a totalidade da posição. Sendo dispersada esta posição, a Lufthansa poderá voltar a olhar para operações de consolidação, o que será acompanhado de perto em Portugal, pelo Governo e a TAP.
Recorde-se que a Comissão Europeia resolveu enviar para “investigação aprofundada” a aprovação do plano de reestruturação da TAP. Esta nova fase de investigação, segundo apurou o ECO, vai demorar pelo menos mais três meses e durante este período o Governo vai ter de negociar com a Comissão Europeia no sentido de convencer Bruxelas da bondade do plano de restruturação.
Um dos trunfos que o Governo tem na manga é a entrada de um privado no capital da TAP e o ECO sabe que o Governo já fez contactos com a Lufthansa para que a companhia de bandeira alemã possa entrar na TAP, com uma posição minoritária. Esta operação seria vista com bons olhos pela Comissão Europeia e ajudaria a desbloquear a aprovação do plano de restruturação.
Aparentemente o interesse é recíproco, tendo a Lufthansa também já dados sinais ao Governo de querer avançar para a TAP. Esta não é a primeira vez que a empresa alemã manifesta o interesse no capital da TAP e chegou a estar em negociações avançadas com David Neeleman para ficar com uma participação na companhia aérea de bandeira portuguesa. Em fevereiro de 2020, Neeleman e os alemães estavam prestes assinar um acordo quando chegou a pandemia e fez abortar o negócio.
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