EMA inicia avaliação de medicamento para adultos com Covid-19

RoActemra é considerado um tratamento potencial para o novo coronavírus. Avaliação do medicamento está prevista para meados de outubro.

O Comité de Medicamentos de Uso Humano (CHMP) da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) começou a testar um novo medicamento para tratar adultos infetados com o novo coronavírus, revela um comunicado publicado esta segunda-feira no site do Infarmed. Conclusão da avaliação está prevista para meados de outubro.

Em causa está uma “nova indicação terapêutica para o medicamento anti-inflamatório RoActemra (tocilizumabe)” que, neste caso, vai tratar “pacientes adultos, hospitalizados com Covid-19 grave, que já recebem tratamento com corticosteroides e precisam de oxigénio extra ou ventilação mecânica“.

Este medicamento “é considerado um tratamento potencial para Covid-19 devido à sua capacidade de bloquear a ação da substância produzida pelo sistema imunológico do corpo (interleucina-6) em resposta à inflamação, que desempenha um papel importante” na doença, refere o comunicado.

O CHMP vai fazer uma “avaliação acelerada dos dados”, incluindo “resultados de quatro grandes estudos aleatórios realizados com doentes hospitalizados com Covid-19 grave”, para assim decidir se o medicamento deve ser aprovado. O parecer será enviado à Comissão Europeia que emitirá uma decisão final vinculativa a todos os Estados-membros.

A conclusão da avaliação está prevista pela EMA para meados de outubro, prazo que poderá ser mais longo caso sejam necessárias informações suplementares. O RoActemra foi autorizado pela primeira vez na União Europeia (UE) em 2009.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EMA inicia avaliação de medicamento para adultos com Covid-19

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião