Ryanair apresenta nova queixa contra ajuda à TAP no tribunal europeu
A Ryanair avançou com uma nova queixa contra a ajuda pública prestada à TAP. Desta vez, por causa dos 462 milhões aplicados na transportadora portuguesa pelo Governo.
A Ryanair apresentou uma queixa junto do Tribunal de Justiça da União Europeia contra a ajuda de 462 milhões de euros à TAP aplicada pelo Governo português, avança o Público (acesso condicionado), esta quarta-feira.
É importante explicar que o Governo usou esses 462 milhões de euros para reforçar o capital da TAP SA em maio, passando a deter diretamente cerca de 92% da transportadora área. Na prática, o Estado ficou, assim, com 97,8% daquele que é o principal ativo do grupo TAP. O Executivo precisa ainda de enviar a Bruxelas um relatório (com as contas auditadas e certificadas por uma entidade externa) de modo a comprovar que o apoio não foi excessivo.
Esta é a segunda frente de batalha jurídica aberta pela companhia aérea irlandesa Ryanair à portuguesa TAP. Antes da atual queixa, a companhia já tinha questionado o empréstimo à TAP de 1.200 milhões de euros, que foi aprovado por Bruxelas.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Ryanair apresenta nova queixa contra ajuda à TAP no tribunal europeu
{{ noCommentsLabel }}