Preços na produção industrial aumentam 10,2% em julho
Bens intermédios e energia contribuíram, respetivamente, com 4,7 e 4,6 pontos percentuais para a variação do índice total.
O índice de preços na produção industrial aumentou 10,2% em julho, em termos homólogos, o que representa uma taxa de variação superior em 1,3 pontos percentuais à observada em junho (8,9%), divulgou o INE.
Os agrupamentos de bens intermédios e energia contribuíram, respetivamente, com 4,7 e 4,6 pontos percentuais para a variação do índice total, sendo que as taxas de variação homóloga destes agrupamentos foram de 12,7% e 26,0% (10,3% e 24,3% em junho), pela mesma ordem.
Excluindo o agrupamento de energia, os preços na produção industrial registaram um aumento de 6,8% (5,6% em junho), observou o INE.
Já a secção das indústrias transformadoras passou de uma variação homóloga de 7,3% em junho para 8,7% em julho, contribuindo com 7,8 pontos percentuais para a variação do índice total.
Em termos de variação mensal, os preços na produção industrial subiram 1,5%, depois de em julho de 2020 a variação ter sido de 0,3%.
Ainda numa análise à variação mensal, os agrupamentos de energia e de bens intermédios registaram aumentos de 3,3% e 2%, respetivamente, contribuindo ambos os agrupamentos com 0,7 pontos percentuais para o resultado do índice total.
Já nas indústrias transformadoras os preços subiram 1,4% (0,1% no mesmo período de 2020), dando um contributo de 1,2 pontos percentuais para a variação do índice agregado.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Preços na produção industrial aumentam 10,2% em julho
{{ noCommentsLabel }}