Suíça Fischer entra em Portugal com investimento de 5,6 milhões em Amarante

A multinacional suíça Fischer Connectors vai investir 5,6 milhões de euros na construção de uma nova fábrica em Amarante. O grupo prevê contratar cerca de 400 colaboradores em Portugal.

A multinacional suíça Fischer Connectors, especializada em conectores de alta tecnologia, escolheu Portugal para expandir o seu negócio e vai investir 5,6 milhões de euros na construção de uma nova fábrica de eletrónica em Amarante, mais concretamente em Aboadela. O grupo pretende vir a contratar um total de cerca de 400 colaboradores.

“Numa primeira fase, a área fabril e administrativa conta com 150 pessoas; na fase 2A, faremos um aumento da área fabril para mais 150 postos de trabalho; e na fase 2B, teremos um edifício para serviços e investigação, a pensar em mais 100 pessoas”, detalhou o arquiteto Alexandre Burmester, durante a apresentação da nova unidade fabril, localizada em plena Serra do Marão.

A nova unidade fabril, que estará concluída no final de 2022, será direcionada à montagem de conectores e é a primeira do género fora da Suíça, marcando assim uma nova era de expansão global para o Grupo Fischer Connectors. A construção da nova fábrica em Amarante irá reduzir os custos de produção.

“Este investimento é fundamental para a cidade de Amarante. Quando falamos em multinacionais estrangeiras que pretendem aumentar a sua competitividade e produtividade e escolhem uma cidade como Amarante é um excelente indicador e pode provocar um efeito de arrastamento”, adianta ao ECO, José Luís Gaspar, presidente da Câmara Municipal de Amarante.

Para a Fischer Connectors, o historial industrial, base de custos, ambiente de trabalho, fatores culturais, talento e disponibilidade foram os principais motivos que levaram o grupo suíço a escolher a cidade de Amarante. Para o presidente da autarquia este investimento “vem acrescentar valor e fixar as pessoas da região tendo em conta que se trata de trabalho qualificado”.

O CEO do grupo, Jonathan Brossard, explica que a unidade fabril em Portugal “é uma das pedras angulares da estratégia de crescimento operacional do grupo como parceiro de conectividade global de original equipment manufacturer a nível mundial”, refere Jonathan Brossard, citado em comunicado.

A primeira pedra vai ser lançada na próxima segunda-feira e vai contar com a presença do presidente da Câmara de Amarante, José Luís Gaspar, o CEO do grupo Jonathan Brossard, que pertence à terceira geração da família Fischer, do CFO, Cyrill Schuler e do COO, Emmanuel Rapin. A nova fábrica de eletrónica da Fischer em Amarante será liderada pelo antigo diretor de produção da Continental Advanced Antenna Portugal, Filipe Silva.

Fundada em 1954, a Fischer Connectors concebe, desenvolve e implementa soluções de conectividade de alto desempenho. As soluções de conectividade vão desde conectores e conjuntos de cabos ultra resistentes, soluções eletrónicas como o PCB, switches, routers e pen drives. O grupo emprega 500 pessoas a nível mundial e conta com dez filias na Europa, Oriente Médio e África, América e Ásia-Pacífico.

(Notícia atualizada a 8 de setembro com informação sobre o total de contratações)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Suíça Fischer entra em Portugal com investimento de 5,6 milhões em Amarante

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião