Avatares em salas virtuais. É o futuro do trabalho na nova app do Facebook

O Facebook lançou o Horizon Workrooms para os óculos de realidade virtual da empresa. Tecnologia permite realizar reuniões reais, mas noutra dimensão: o "metaverso".

O trabalho de escritório mudou muito no último ano e meio. Com a chegada da pandemia, mesas de sala foram transformadas em secretárias e as reuniões passaram a acontecer no Zoom. Mas a falta de contacto interpessoal deixou um vazio difícil de preencher. Para o Facebook, a realidade virtual (RV) pode ser a solução.

A empresa anunciou esta quinta-feira o lançamento dos Horizon Workrooms, uma nova aplicação de trabalho para o Oculus Quest 2, os últimos óculos de RV da marca, que permite a realização de reuniões num ambiente totalmente virtual. Cada participante assume a forma de um “avatar” personalizável, que imita os movimentos feitos no mundo físico.

Uma reunião virtual no Horizon Workrooms, mas só da cintura para cima.Facebook

Na busca pela próxima grande plataforma tecnológica, Mark Zuckerberg, fundador do grupo Facebook, acredita que o dia-a-dia do futuro também vai passar pelo “metaverso”, uma espécie de mundo virtual que vai conviver, a par e passo, com o que vulgarmente chamamos de mundo real. A vida passará a desenrolar-se num formato híbrido, parte no “metaverso”, parte na realidade física envolvente, acredita o gestor.

Os Horizon Workrooms são, por isso, uma nova tentativa da empresa de dar os primeiros passos nesse “metaverso”. O grupo promoveu uma conferência de imprensa no mundo virtual dos Workrooms para mostrar aos jornalistas as potencialidades deste novo formato de trabalho. Existe uma noção de espaço e até é possível tirar notas pessoais, ou rabiscar as ideias num quadro virtual.

Os participantes podem interagir entre si como se estivessem num espaço físico.

Para somar mais um grau de complexidade a isto tudo, quem não tem óculos de realidade virtual pode, mesmo assim, participar na reunião através de uma videochamada real, ainda que no ambiente virtual. O sistema permite ainda replicar no espaço virtual o equipamento de trabalho do utilizador, como a secretária, o computador e o teclado. A tecnologia de áudio espacial serve de facilitadora, ajudando a convencer o cérebro de que foi teletransportado para outra dimensão.

Em contrapartida, as reportagens que foram publicadas esta quinta-feira em meios internacionais também põem a descoberto algumas falhas e insuficiências neste sistema. Por um lado, a certa altura, Mark Zuckerberg teve de reiniciar a aplicação porque a boca do seu “avatar” deixou de se mexer enquanto falava. Por outro, estes bonecos virtuais só são visíveis da cintura para cima — menos uma preocupação em escolher que calças virtuais vestir (o que, de certo modo, imita o que acontece já hoje nas reuniões via Zoom).

O sistema permite replicar o computador e o teclado no espaço virtual.Facebook

Para já, este software — ainda em fase de testes — só vai estar disponível nos países onde os óculos Quest 2 são suportados. Isso não inclui Portugal. Além disso, apesar de a empresa prometer que a aplicação foi desenvolvida a pensar na “privacidade e segurança”, o seu historial deverá fazer levantar alguns sobrolhos de desconfiança.

“Acreditamos que a RV vai fundamentalmente transformar a forma como trabalhamos enquanto nova plataforma de computação, desafiando a distância para ajudar as pessoas a colaborarem melhor a partir de qualquer lugar. Os Horizon Workrooms são um grande primeiro passo no sentido desta visão”, assumiu o Facebook num comunicado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Avatares em salas virtuais. É o futuro do trabalho na nova app do Facebook

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião