China resgata o seu maior “banco mau” após prejuízo de 13.558 milhões

  • Lusa
  • 19 Agosto 2021

O Huarong, um dos quatro "bancos maus" chineses, garantiu que está atualmente em “boas condições financeiras” e “totalmente preparado” para pagar futuros de títulos.

A gestora estatal chinesa de ativos Huarong, o maior banco com crédito malparado do país, anunciou esta quinta-feira um plano de substituição de capital, apoiado pelo banco de investimento público Citic, após registar perdas equivalentes a 13.558 milhões de euros.

Segundo um comunicado da empresa citado pelo portal de notícias económicas Yicai, nos últimos meses, o Huarong tem estado a “limpar e descartar ativos de risco”, adquiridos durante os anos da presidência de Lai Xiaomin, que foi executado, em janeiro passado, após ter sido condenado no que a imprensa oficial considerou o “maior caso de corrupção financeira” da História do país.

Da mesma forma, a pandemia fez com que alguns dos seus clientes não pudessem cumprir os seus contratos, levando a que a qualidade de alguns ativos se “deteriorasse rapidamente”, o que, somado a outros fatores, acabou por ter um forte impacto nas contas do banco público. As suas ações em Hong Kong deixaram de ser negociadas em abril passado.

O Conselho de Administração informou que reunirá no dia 28 de agosto para aprovar aquele documento e também os resultados do primeiro semestre de 2021. O Huarong garantiu que está atualmente em “boas condições financeiras” e “totalmente preparado” para pagar futuros de títulos, depois de gastar cerca de 63,3 mil milhões de yuans (8,34 mil milhões de euros), desde abril, para liquidar obrigações vencidas.

O Huarong é um dos quatro “bancos maus” do país asiático, fundado em 1999, após a crise financeira asiática, com o objetivo de expurgar as insolvências do sistema bancário chinês, embora com a chegada de Lai (2012) se tenha transformado num consórcio e começado a investir em ativos de alto risco, abrindo o capital na Bolsa de Valores de Hong Kong, em 2015.

No final de 2017, o Huarong tinha um património líquido de cerca de 182.660 milhões de yuans (24.065 milhões de euros), embora no ano seguinte, com a prisão de Lai, tenha sido descoberto capital de risco que até então permanecia oculto.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

China resgata o seu maior “banco mau” após prejuízo de 13.558 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião