Afinal, qual é o maior banco do mundo?

Qual o maior banco do mundo? Depende de como se olha para a dimensão das instituições financeiras. Por valor de mercado, é americano, mas quando se olha para os ativos o campeão é chinês.

Há bancos, “banquetas” e “gigantes” do setor financeiro, um pouco por todo o mundo. Mas, afinal, qual é o maior banco à face da terra? Depende de como se olha para a dimensão das instituições, mas uma coisa é certa: não é europeu.

Muito mudou no setor financeiro desde o Lehman Brothers. O colapso do gigante de Wall Street, há mais de uma década, fez tremer as bases de todo o sistema, arrasando bancos um pouco por todo o mundo. Foi uma ferida que durou anos a sarar, deixando marcas num setor que nunca mais voltou à hegemonia de outros tempos.

Antes da crise financeira, a maior desde os “loucos” anos 20, a banca dominava o ranking das empresas mais valiosas do mundo, em termos de valor de mercado. Mas caíram em desgraça, cedendo lugar aos agora “gigantes” das tecnologias.

Apple, Microsoft ou Google, mas também Amazon e Facebook são líderes destacadas entre as maiores capitalizações, com as duas primeiras a estarem avaliadas em mais de dois biliões de dólares. Bancos? Nesta lista, o primeiro que aparece está bem longe do pódio. O JP Morgan não entra sequer no top 10.

O banco norte-americano é o campeão, entre os bancos, em termos de capitalização bolsista, estando avaliado em cerca de 460 mil milhões de dólares, à frente de um conterrâneo, o Bank of America, com uma capitalização em torno dos 320 mil milhões.

Ambos os bancos dos EUA batem o Industrial and Commercial Bank of China, que tem presença em Portugal, mas a instituição financeira chinesa arrasa-os quando se olha para este ranking pelo valor dos ativos.

Ranking dos bancos por valor dos ativos

Nota: Valores em biliões de dólares

O ICBC apresenta 5,11 biliões de dólares em ativos, liderando destacado neste indicador. Mas não é o único banco chinês neste top: aliás, todo o pódio é composto por instituições financeiras chinesas, enquanto o Bank of China surge na quarta posição. A fechar o top 5 surge o Mitsubishi UFJ Financial Group, o maior banco japonês.

Só depois surge, então, o JP Morgan, que fica à frente de dois colossos europeus. O BNP Paribas, de França, fica à frente da instituição britânica HSBC, sendo que mais abaixo no ranking há outra instituição francesa, o Crédit Agricole.

Quais são os hotéis mais caros do país? Quem são as personalidades mais influentes no TikTok? E os gestores mais bem pagos da nossa bolsa? De segunda a sexta-feira, todos os dias há um ranking para ver aqui no ECO.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Afinal, qual é o maior banco do mundo?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião