Família EDP anima bolsa. Lisboa brilha na Europa

A família EDP impulsionou o PSI-20 na última sessão da semana, apesar das quedas do BCP e Galp Energia. Mas a semana foi de quedas: Stoxx 600 teve o pior desempenho desde fevereiro.

As bolsas europeias fecharam em alta ligeira na última sessão da semana, mas os ganhos foram insuficientes para evitar uma das maiores quedas semanais desde fevereiro no Stoxx 600. Já a bolsa de Lisboa destacou-se entre as pares.

Do outro lado do Atlântico, a Reserva Federal está a estudar reduzir o programa de estímulos ainda este ano. Esta semana, os investidores olharam para os preços dos ativos de risco e não gostaram do que viram.

Neste contexto, o Stoxx 600 subiu 0,3% esta sexta-feira, mas acumulou perdas de 1,5% na semana. Nas restantes principais praças europeias, as subidas rondaram 0,2% e 0,4%, à exceção do espanhol IBEX-35, que fechou na linha de água.

Em Portugal, porém, os ganhos foram mais robustos. O PSI-20 subiu 0,63%, para 5.337,14 pontos, apoiado na subida das ações do setor da energia. A EDP Renováveis avançou 2,29%, para 22,34 euros por ação, enquanto a casa-mãe EDP subiu 1,49%, para 4,83 euros cada título.

Em sentido inverso, o BCP impediu uma subida maior do índice nacional. O banco liderado por Miguel Maya recuou 1,6%, para 12,32 cêntimos cada título.

Já a Galp Energia desvalorizou 1,18%, para 8,22 euros por ação. Mas o pior desempenho foi mesmo o dos CTT: a empresa postal desvalorizou 1,90%, para 4,39 euros, nesta sessão.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Família EDP anima bolsa. Lisboa brilha na Europa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião