Romenos da Digi baralham planos da MásMóvil no leilão do 5G

  • ECO
  • 23 Agosto 2021

Jornal espanhol Expansión noticia que os romenos da Digi Communications estão a participar ativamente no leilão português do 5G, o que está a baralhar plano de expansão da espanhola MásMóvil no país.

Para além de uma quarta, o leilão do 5G pode trazer uma quinta operadora de telecomunicações para o mercado português.

O jornal espanhol Expansión (acesso condicionado) noticia que os romenos da Digi Communications estarão a participar ativamente na venda de licenças em Portugal, baralhando o plano de expansão em Portugal dos espanhóis da MásMóvil, dona da Nowo, que também participa no leilão da Anacom.

Num concorrido processo que dura desde o final do ano passado, o interesse dos diferentes players está a puxar pelos preços das licenças, ameaçando reduzir a rentabilidade dos diferentes intervenientes no setor.

A MásMóvil em concreto tinha o objetivo de comprar frequências a preços acessíveis nas faixas de 1.800 MHz e 3,5 GHz, para estabelecer redes de 4G e 5G em Lisboa, Porto e Algarve, segundo o Expansión. Mas, na fase exclusiva para “novos entrantes”, abrangendo os 1.800 MHz, surgiu um concorrente inesperado.

Ainda que as ofertas sejam anónimas, o jornal aponta que a Digi, uma empresa romena, está a participar no processo e que o grupo espanhol viu-se forçado a investir mais do que esperava: para ganhar os três lotes na faixa dos 1.800 MHz, a empresa teve de pagar quase 55 milhões de euros, diz o Expansión.

Já a fase principal, que abrange as frequências mais importantes para o 5G, dura há mais de 150 dias.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Romenos da Digi baralham planos da MásMóvil no leilão do 5G

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião