Governo destina três milhões de euros à compra de 200 veículos elétricos para o Estado

  • Lusa
  • 26 Agosto 2021

Os três milhões de euros vão financiar a compra de 200 veículos elétricos destinados a freguesias, áreas metropolitanas ou organismos da administração pública.

O Governo autorizou, por portaria publicada esta quinta-feira, três milhões de euros para financiar 200 veículos elétricos destinados a freguesias, áreas metropolitanas ou organismos da administração pública, no âmbito do Programa de Apoio à Mobilidade Elétrica na Administração Pública.

Os 3,090 milhões de euros, segundo o despacho publicado esta quinta-feira em Diário da República, não podem ultrapassar, em cada ano económico, os seguintes montantes: 150 mil euros este ano e 735 mil euros em cada um dos anos seguintes, até 2025.

Segundo o diploma, a contratação dos veículos a financiar, tal como previsto no Programa ECO.mob, será feita em regime de locação por um período nunca inferior a 48 meses.

O município madeirense de Câmara de Lobos, em meados de julho, anunciou ter recebido dois veículos elétricos, num investimento de 70 mil euros, para candidaturas à terceira Fase do Programa de Apoio à Mobilidade Elétrica na Administração Pública (PAMEAP), promovida pelo Fundo Ambiental, incluindo a instalação de postos de abastecimento elétricos nos serviço camarários.

A execução do Fundo Ambiental (FA) atingiu 569,8 milhões de euros em 2020, correspondente a 99,9% das verbas disponíveis e a um aumento de 47%, face aos 387,6 milhões de euros executados em 2019, segundo os dados divulgados em janeiro pelo Ministério do Ambiente.

No que diz respeito à mobilidade, a comparticipação do FA foi de cerca de quatro milhões de euros para a aquisição de 1.428 veículos ligeiros, 1.036 bicicletas, motociclos, ciclomotores elétricos e bicicletas de carga.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo destina três milhões de euros à compra de 200 veículos elétricos para o Estado

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião