Manuel Machado: Lista de isenções do IMI tem de ser “aperfeiçoada”
O presidente da Associação Nacional de Municípios diz que se todos pagassem o IMI, seria possível baixar a taxa deste imposto. Por isso, a lista de isenções tem de ser "revisitada e aperfeiçoada".
O presidente da Associação Nacional de Municípios (ANM) diz que se todos pagassem o imposto municipal sobre imóveis (IMI), seria possível baixar a taxa deste imposto. Manuel Machado diz que não faz sentido que os imóveis dos partidos ou do Estado sejam dispensados de pagar este imposto. Por isso, defende que a lista de isenções tem de ser “revisitada e aperfeiçoada”.
"Tem havido um avanço no ponto de vista da fiscalidade autárquica. De forma geral, as autarquias baixaram a taxa do IMI no limite que a lei permite. Era desejável que, neste âmbito, seja revisitada a lista das isenções fiscais em sede de IMI”
“Tem havido um avanço no ponto de vista da fiscalidade autárquica. De forma geral, as autarquias baixaram a taxa do IMI no limite que a lei permite. Era desejável que, neste âmbito, seja revisitada a lista das isenções fiscais em sede de IMI”, diz o presidente numa entrevista ao Jornal de Negócios e à Antena 1.
Mas Manuel Machado esclarece que não estamos a falar de retirar isenções. “Não é retirar, é baixar a taxa do IMI e todos pagarem, mesmo o Estado”, explica. O presidente da ANM salienta que é uma oportunidade “ímpar” para o Estado saber que bens é que tem. “Há património que pode estar a ser desperdiçado.”
E isto também seria válido para os imóveis dos partidos. O IMI é um imposto que incide sobre imóveis e, portanto, “onde houver imóveis devem ser considerados devedores desse imposto”, diz Manuel Machado, acrescentando que “se há bonificações, deve ser a autarquia a decidir”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Manuel Machado: Lista de isenções do IMI tem de ser “aperfeiçoada”
{{ noCommentsLabel }}