Associação Salvador quer um mercado de trabalho mais inclusivo. Junta empresas e pessoas com deficiência motora
O Encontro de Recrutamento decorre a 21 de setembro, no Porto. Será, uma vez mais, transmitido em formato virtual, em linha com as duas edições anteriores.
Vem aí o quarto Encontro de Recrutamento da Associação Salvador que, através do projeto “Destino: Emprego”, apoia pessoas com deficiência motora na capacitação e integração no mercado de trabalho, e sensibiliza as empresas a integrar nas suas organizações pessoas que, apesar da sua limitação física, são tão profissionais e capazes como todas as outras. O encontro decorre a 21 de setembro no Porto e será, uma vez mais, transmitido virtualmente, em linha com as duas edições anteriores.
“Estão inscritos 71 candidatos e 43 empresas“, avança Mariana Corrêa Nunes, responsável de comunicação da Associação Salvador à Pessoas, acrescentado que empresas como EDP, Sonae, El Corte Inglés, Kelly Services, BNP Paribas, Siemens, Fujitsu, PwC e Ikea participarão no encontro. Os números de inscritos desta quarta edição superam a edição passada, em Lisboa, que decorreu a 28 de maio, também em formato online. Nessa estiveram presentes 36 empresas e 33 candidatos. E, ao todo, foram feitas 237 entrevistas, recorda.
“Estamos entusiasmados e acreditamos que irá ser mais um momento e uma oportunidade de aproximação entre candidatos e empresas, dando a oportunidade aos candidatos de revelarem e partilharem as suas competências e motivações, e às empresas a oportunidade de conhecerem os talentos que têm disponíveis no mercado bem como a forma de captar e integrar a diferença nas suas equipas”, diz Mariana Corrêa Nunes.
O fundador da associação, Salvador Mendes de Almeida, dará início ao evento, dando as boas-vindas aos participantes numa sala virtual comum. Depois disso, cada empresa vai entrar na sua sala, onde permanecerá durante todo o evento. Os candidatos, por sua vez, vão “saltando” de sala em sala para conhecer melhor a possível empregadora.
Veja aqui como foi o Encontro de Recrutamento de 2019, no Porto:
Os três dias prévios são de bootcamp
O Encontro de Recrutamento é o culminar de três dias bootcamp, no qual os candidatos têm uma série de formações para o desenvolvimento de competências transversais e fundamentais para potenciar a sua integração profissional. “Damos oportunidade às empresas de conhecer vários candidatos alocados consoante o perfil pretendido, ao mesmo tempo que se partilham boas práticas e políticas de emprego inclusivo”, refere a responsável de comunicação da Associação Salvador.
Em Portugal, 8,2% da população tem algum tipo de deficiência, sendo que 76% delas apresentam apenas limitações ao nível das funções físicas. A principal fonte de rendimento (65,7%) das pessoas com deficiência são, contudo, as transferências sociais, sendo que apenas 17% tem o trabalho como maior fonte de rendimento, revela a associação, recordando os números do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) e do Instituto Nacional para a Reabilitação (INR).
No setor privado, apenas 0,51% dos funcionários tem uma deficiência, valor que contrasta com os 2,43% verificados no setor público. Já ao nível dos agregados familiares com pessoas com deficiência, quase metade (49%) sobrevivem com menos de 600 euros por mês.
Com a pandemia da Covid-19, a situação laboral das pessoas com deficiência tem vindo a agravar-se. Houve um acréscimo de 10% no número de desempregados com deficiência inscritos no IEFP, um agravamento de 11% no desemprego de longa duração e, mais acentuada, uma quebra de 350% no que toca ao número de colocações.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Associação Salvador quer um mercado de trabalho mais inclusivo. Junta empresas e pessoas com deficiência motora
{{ noCommentsLabel }}