Hoje é o último dia para trabalhadores com contrato individual se inscreverem na ADSE

Já há mais de 100 mil inscrições no âmbito do alargamento da ADSE aos funcionários públicos com contrato individual de trabalho. Média de idades fica mais jovem.

O período especial de inscrição na ADSE para os funcionários públicos com Contrato Individual de Trabalho (CIT), celebrado antes de 9 de janeiro de 2021, termina esta quinta-feira. Este alargamento já representa um acrescento de mais de 100 mil novos beneficiários do subsistema de saúde dos funcionários públicos.

Quando foi anunciado o alargamento, a ministra da Administração Pública sinalizou que o universo potencial de beneficiários era de 100 mil, ao qual acrescia os familiares. Atualmente, segundo o balanço mais recente, há já cerca de 103 mil inscrições: 66.146 titulares e 36.641 familiares (na maioria dependentes).

A idade média dos novos beneficiários ronda os 39 anos. Esta média de idades mais jovem “traz muita tranquilidade relativamente ao futuro” e é uma “lufada de ar fresco na ADSE”, segundo defende a presidente do Conselho Diretivo do subsistema, ao ECO. “Ajuda muito a sustentabilidade”, admite, mas traz também “responsabilidade acrescida” para não “defraudar expectativas”.

Manuela Faria aponta que tem sido uma “adesão massiva”, sendo a expectativa ainda que vá aumentar nos últimos dias do prazo. Ainda assim, recorda que, com as novas regras, os próximos trabalhadores públicos que entrarem com CIT já vão poder inscrever-se normalmente na ADSE, sendo este período extraordinário para aqueles que já tinham celebrado o contrato e não o puderam fazer antes.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje é o último dia para trabalhadores com contrato individual se inscreverem na ADSE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião