Vacinação suspensa em Gouveia devido a possível falha na cadeia de frio

  • Lusa
  • 8 Setembro 2021

Não é “expectável que este incidente tenha efeito na saúde dos utentes”, dadas “as características das vacinas contra a Covid-19”. Mas os utentes vacinados entre 2 e 4 de setembro “serão contactados".

A vacinação na Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) de Gouveia, distrito da Guarda, foi suspensa na sequência de uma possível falha na cadeia de frio, informou terça-feira a task-force que coordena o processo.

“A vacinação no UCSP Gouveia foi suspensa pela coordenação da task-force de vacinação para averiguação do cumprimento das normas e procedimentos em vigor. Esta decisão decorre de uma alegada falha na cadeia de frio”, referiu a estrutura liderada por Gouveia e Melo, num comunicado.

Na mesma nota, o organismo que coordena o Plano de Vacinação contra a Covid-19 salientou não ser “expectável que este incidente tenha efeito na saúde dos utentes”, tendo em conta “as características das vacinas contra a Covid-19”.

Apesar dessa ressalva, a task-force adiantou que os utentes vacinados entre 2 e 4 de setembro “serão contactados pelas entidades de saúde, nos próximos dias, no sentido de monitorizar a eficácia das vacinas inoculadas”.

A estrutura responsável pela coordenação da vacinação em Portugal continental acrescentou que o Infarmed, a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, está a acompanhar a situação.

“Na eventualidade de existir alguma suspeita de reação adversa, esta deve ser comunicada através do Portal RAM (https://www.infarmed.pt/web/infarmed/submissaoram)”, reforçou a task-force.

Segundo o mesmo comunicado, os agendamentos previstos para este centro de vacinação serão reagendados para outros centros nas proximidades e será “solicitada uma investigação dos factos à Inspeção-Geral das Atividades em Saúde”.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 17.816 pessoas e foram contabilizados 1.048.941 casos de infeção confirmados, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vacinação suspensa em Gouveia devido a possível falha na cadeia de frio

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião