Reino Unido vai aumentar impostos para combater crises da Covid-19 e da Segurança Social

  • Joana Abrantes Gomes
  • 8 Setembro 2021

A subida de impostos irá garantir quase 36 mil milhões de libras (41 mil milhões de euros) nos próximos três anos diretamente para os sistemas de saúde e de Segurança Social do Reino Unido.

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, anunciou na terça-feira planos para aumentar os impostos, com vista a financiar os cuidados de saúde e reformas do sistema de Segurança Social do país. Contudo, a proposta ainda requer a aprovação do Parlamento britânico.

O Governo pretende introduzir as mudanças a partir de abril do próximo ano, sendo que começará como um aumento das contribuições para a Segurança Social, já existentes, para depois se tornar um imposto separado sobre os rendimentos auferidos em 2023. O aumento será de 1,25% na taxa sobre os rendimentos, sendo que este imposto também vai ser aplicado aos dividendos.

A subida de impostos vai permitir arrecadar quase 36 mil milhões de libras (cerca de 41 mil milhões de euros) nos próximos três anos, montante que será consignado aos sistemas de saúde e de Segurança Social do Reino Unido, de acordo com o Governo britânico.

Falando aos legisladores na Câmara dos Comuns na terça-feira, Boris Johnson disse que seria “errado” dizer que se pode pagar por esta pandemia sem tomar as decisões difíceis, mas responsáveis sobre o financiamento. Como a nova taxa de imposto seria um investimento adicional permanente na saúde e na assistência social, seria “irresponsável” fazer face aos custos através de mais empréstimos, acrescentou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Reino Unido vai aumentar impostos para combater crises da Covid-19 e da Segurança Social

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião