Preço da eletricidade bate recorde acima dos 154€/MWh esta segunda

  • ECO
  • 12 Setembro 2021

O preço médio da eletricidade no mercado grossista vai atingir os 154,16 euros por MWh esta segunda-feira, o que representa uma subida de 6,9% face ao preço registado este domingo.

O preço médio diário da eletricidade no mercado grossista vai marcar esta segunda-feira um novo máximo histórico, ao atingir os 154,16 euros por megawatt hora (MWh), o que representa uma subida de 6,9% face ao preço registado este domingo.

Desta forma, bate o recorde alcançado esta sexta-feira, quando o preço da eletricidade no mercado grossista ibérico chegou aos 152,32 euros/MWh, de acordo com os dados do operador do mercado elétrico OMIE. Depois do alívio nos preços no sábado e domingo, o preço da eletricidade inicia a semana novamente em alta.

Em termos anuais, mostra o Data Hub da REN que o preço médio no Mibel estará nos 72,56 euros/MWh.

A eletricidade tem estado a bater recordes sucessivamente nas últimas semas. Esta evolução levou já o secretário de Estado da Energia, João Galamba, a admitir que os preços da eletricidade para os consumidores portugueses podem afinal vir a subir em 2022. Só não sabe dizer ainda quanto — “se 1% ou 0,5%” — mas garantiu que “as subidas não serão muito elevadas” (na ordem dos 30%, 40% ou 50%) e serão seguramente abaixo do que se verificará nos restantes países europeus, o que “melhorará a competitividade do país”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Preço da eletricidade bate recorde acima dos 154€/MWh esta segunda

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião