Itália prepara-se para exigir certificado Covid para aceder ao trabalho

O governo italiano prepara-se para aprovar um decreto que torna obrigatório o certificado digital Covid para todos os trabalhadores, incluindo do setor privado. Deverá entrar em vigor em outubro.

O governo italiano prepara-se para maximizar a utilização do certificado digital da Covid-19 no país. A partir de meados outubro, todos os trabalhadores do setor público e privado deverão ser obrigados a apresentar este documento, avança o jornal italiano La Reppublica (acesso pago).

Segundo o mesmo jornal, o decreto governamental que regula esta decisão está praticamente pronto e vai ser discutido pelo Governo de Mario Draghi no próximo Conselho de Ministros, agendado para quinta-feira. A ideia é estabelecer um princípio geral válido para todos os trabalhadores, prevendo-se sanções para os casos de incumprimento.

Em termos práticos, a partir de meados de outubro, o certificado digital deverá ser exigido para entrar em escritórios, fábricas, transportes de longo curso e até para conduzir táxis e autocarros, explica o Corriere della Sera. O jornal aponta ainda que quem violar a medida poderá incorrer em multas que vão dos 400 aos 1.000 euros, já previstas na lei, bem como correr o risco de verem as suas funções e vencimento suspensos.

Atualmente, este documento já é exigido em Itália para o acesso a restaurantes, bares, escolas, piscinas, comboios e aviões, feiras e estádios.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Itália prepara-se para exigir certificado Covid para aceder ao trabalho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião