PSD: “Portugal tem um ministro que mentiu”

  • Rita Atalaia
  • 13 Fevereiro 2017

O PSD vai enviar um requerimento por escrito a pedir quatro respostas a António Domingues. "Queremos saber até onde vai a lata do senhor ministro das Finanças", refere Hugo Soares em declarações.

Há cada vez mais questões em torno da Caixa Geral de Depósitos (CGD). E o PSD exige respostas sobre esta polémica. Hugo Soares diz que o grupo parlamentar do PSD vai apresentar hoje um requerimento por escrito a pedir quatro respostas a António Domingues. O deputado social-democrata diz que o presidente demissionário do banco do Estado é quem poderá responder a todas as dúvidas sobre este processo. Isto depois de o ECO ter revelado uma carta secreta de António Domingues que compromete Mário Centeno. “Portugal tem hoje um ministro das Finanças que mentiu ao país”, acusa o PSD.

Soares diz que o grupo parlamentar do PSD quer respostas sobre o que realmente aconteceu na CGD. Para isso, “apresentará hoje mesmo um requerimento escrito a pedir quatro respostas a António Domingues, que é hoje quem está na posse da informação capaz de acabar com esta novela de uma vez por todas“, refere o deputado social-democrata em declarações aos jornalistas.

"O grupo parlamentar do PSD, em sede parlamentar de comissão de inquérito, apresentará hoje mesmo um requerimento escrito a pedir quatro respostas a António Domingues, que é hoje quem está na possa da informação capaz de acabar com esta novela de uma vez por todas.”

Hugo Soares

deputado do PSD

Mas o que será questionado? O partido da oposição quer saber se António Domingues “acordou ou não de forma muito clara com o ministro das Finanças a alteração ao Estatuto de Gestor Público para não ter a obrigatoriedade de entregar as declarações de rendimento. Se sim, em que termos. É preciso esclarecer se há outros documentos escritos, trocas de mensagens”, refere Hugo Soares. O deputado diz que querem ainda esclarecer se o primeiro-ministro, António Costa, soube em algum momento deste acordo e se teve alguma conversa com o presidente demissionário sobre o tema.

António Costa não “pode continuar a empurrar com a barriga para a frente um problema” e ter um “ministro das Finanças que mentiu ao país, fugiu às respostas, não esclarece a verdade”. E mentiu numa comissão parlamentar de inquérito, relembra o deputado, o que “constituí, como sabem, crime de falsas declarações”. Hugo Soares refere ainda que o primeiro-ministro não pode continuar a “desvalorizar um facto que é da maior gravidade”.

O PSD já confirmou que vai chamar potestativamente o ministro das Finanças à comissão parlamentar de inquérito à gestão da CGD, como foi noticiado pelo Expresso. A ação dos sociais-democratas surge após a notícia do ECO onde uma carta secreta de António Domingues compromete Mário Centeno. Na sexta-feira, António Costa garantiu que mantém a confiança no responsável das finanças públicas. “Queremos saber até onde vai a lata do senhor ministro das Finanças”, remata Hugo Soares na declaração aos jornalistas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PSD: “Portugal tem um ministro que mentiu”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião