5 coisas que vão marcar o dia

O Parlamento discute os apoios extraordinários e os combustíveis, enquanto a Moody's se pronuncia sobre o rating de Portugal.

O dia vai ser marcado pela discussão de vários assuntos no Parlamento, desde os apoios extraordinários aos combustíveis. Destaque ainda para os dados que serão conhecidos quanto ao movimento de passageiros nos aeroportos nacionais em julho, e ainda para a avaliação da Moody’s quanto ao rating de Portugal.

Parlamento discute acesso de apoios extraordinários a desempregados e trabalhadores independentes

O Parlamento vai discutir esta sexta-feira uma proposta do Bloco de Esquerda para garantir o acesso dos apoios extraordinários a desempregados e trabalhadores independentes. Os bloquistas propuseram prorrogar, excecionalmente, até ao final do ano, a concessão do subsídio social de desemprego e do subsídio de desemprego dos beneficiários cujas prestações cessem e ainda retomar os apoios extraordinários aos trabalhadores independentes e informais, designadamente o apoio extraordinário à redução da atividade económica de trabalhador independente (AERA).

Combustíveis marcam sessão extraordinária no Parlamento

A Assembleia da República vai discutir esta sexta-feira várias propostas relativas aos combustíveis. Podem destacar-se a possibilidade de fixação de margens máximas de comercialização para os combustíveis simples, a criação de um regime excecional e temporário de preços máximos dos combustíveis líquidos, a definição de um regime de preços máximos no gás e ainda a eliminação do aumento do Imposto Sobre Produtos Petrolíferos (ISP).

Como evoluiu o movimento de passageiros nos aeroportos nacionais em julho?

O Instituto Nacional de Estatística (INE) vai revelar esta sexta-feira como evoluiu o movimento de passageiros nos aeroportos nacionais em julho, em pleno verão. Os dados mais recentes, referentes a junho, indicaram uma forte recuperação. Foram cerca de dois milhões de viajantes, o número mais alto desde fevereiro do ano passado (3,72 milhões), altura em que a pandemia estava prestes a aparecer no país.

Moody’s pronuncia-se sobre o rating de Portugal

A agência de notação financeira Moody’s vai pronunciar-se esta sexta-feira sobre o rating de Portugal. A última avaliação feita pela Moody’s à dívida soberana portuguesa foi em março, tendo mantido o rating inalterado em Baa3, com outlook positivo. É a pior classificação entre as quatro maiores agências de rating. Em maio, a agência antecipou uma recuperação “limitada” da economia portuguesa este ano.

Costa e Alexandra Leitão na apresentação do contributo do PPR para modernização dos serviços públicos

O primeiro-ministro, António Costa, e a ministra da Modernização do Estado, Alexandra Leitão, vão marcar presença na sessão de apresentação dos contributos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para a modernização dos serviços públicos. Este é um tema/objetivo que tem vindo a ser sucessivamente defendido pelo Governo, através de várias iniciativas para modernizar os serviços públicos do Estado. Em agosto, por exemplo, o erário público alargou uma série de serviços públicos disponíveis por videochamada.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião