Lightsource bp garante financiamento de 1,5 mil milhões para ter 25 GW de solar até 2025

Além desta carteira de projetos em fase de desenvolvimento, a Lightsource bp vai também desenvolver um portefólio de 9 GW exclusivamente para a bp.

A Lightsource bp anunciou esta segunda-feira que assegurou um novo pacote de financiamento de 1,5 mil milhões de euros que irá permitir o desenvolvimento de 25 GW de energia solar em 15 países na Europa, Médio Oriente e África, Américas e Ásia e Pacífico. Destes, 1,5 GW serão desenvolvidos em Portugal. Desde que foi fundada em 2010, a Lightsource bp já desenvolveu 3,8 GW de projetos solares.

O financiamento foi garantido por dez das principais instituições financeiras do mundo: BNP, SocGen, Santander, Natwest, Lloyds, Mitsubishi UFJ Financial Group, Sumitomo Mitsui Banking Corporation, Canadian Imperial Bank of Commerce, Toronto Dominion e Wells Fargo.

Além desta carteira de projetos em fase de desenvolvimento, a Lightsource bp vai também desenvolver um portefólio de 9 GW exclusivamente para a bp.

De acordo com Nick Boyle, CEO da Lightsource bp “o setor das energias renováveis está a deixar de pensar em gigawatts e a começar a pensar em terawatts. Os investimentos são de milhares de milhões e não apenas de milhões. E as grandes empresas como a Amazon, a McDonald’s e eBay estão a aderir à energia limpa. Esta tendência prova que as energias renováveis começam a ocupar uma posição dominante e a energia solar está a desempenhar um papel de relevo no combate à crise climática”.

“Para cumprirmos os compromissos do Acordo de Paris não basta fazermos o que sempre fizemos. O nosso objetivo de 25 GW até 2025 e o pacote financeiro que assegurámos, que não têm paralelo no setor, são a prova de que a Lightsource bp há muito que deixou o passado para trás”, frisou o responsável pela parceria criada em dezembro de 2017 da união da Lightsource e da bp.

Em 2021, a empresa aumentou a sua presença em muitos dos principais mercados europeus, incluindo Espanha, Itália e Portugal, tendo também anunciado a entrada na Grécia ao mesmo tempo que anunciou uma vitória no leilão de energia grego. Nos EUA conta com um portefólio de quase 10 GW, incluindo mais de 1,9 GW em fase de implantação ou construção só nos últimos 18 meses.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lightsource bp garante financiamento de 1,5 mil milhões para ter 25 GW de solar até 2025

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião