Marina de Vilamoura distinguida com prémio de melhor marina do mundo em 2021

  • Joana Abrantes Gomes
  • 20 Setembro 2021

Desde que aderiu ao Gold Award Scheme, programa promovido pela The Yacht Harbour Association, é a quinta vez que a marina de Vilamoura é distinguida com o prémio de melhor marina internacional do ano.

A marina de Vilamoura é a melhor marina internacional de 2021. A distinção foi atribuída pela The Yacht Harbour Association (THYA), apoiada pela British Marine Federation, e resultou dos votos dos proprietários de embarcações, abrangendo centenas de marinas espalhadas pelo mundo inteiro com o nível máximo de “5 âncoras”.

Em comunicado, a responsável máxima da marina de Vilamoura e administradora da Vilamoura World, Isolete Correia, sublinha que este prémio reflete “a grande qualidade das infraestruturas” que a marina coloca à disposição dos visitantes, “não só para as embarcações e seus ocupantes, mas também pelo conjunto de serviços que é colocado à disposição ao nível da manutenção”.

Isolete Correia destaca também a “vocação desportiva” da marina de Vilamoura, um “centro de treino de alta competição” que atrai velejadores de todo o mundo e que, em 2021, organizou até regatas internacionais e de qualificação para os Jogos Olímpicos.

Só este ano, a marina da região algarvia, a primeira infraestrutura do género a nascer em Portugal, recebeu embarcações de 29 países. Iniciou atividade em 1974 e é agora um lugar de referência no panorama nacional da náutica de recreio, sendo a maior do país, com 825 postos de amarração, um estaleiro totalmente equipado e um centro de treino de vela de alta competição.

Além disso, a zona envolvente da marina de Vilamoura é ocupada por uma área comercial com cerca de 100 espaços de restauração, esplanadas e lojas que recebem, anualmente, cerca de quatro milhões de visitas.

A marina de Vilamoura aderiu, em 2008, ao Gold Award Scheme, programa promovido pela The Yacht Harbour Association, que atribui às marinas entre duas a cinco âncoras, em função do nível de serviços e qualidade das infraestruturas. Logo nesse ano, foi atribuída a classificação máxima de “5 âncoras” douradas à marina de Vilamoura.

Já entre 2015 e 2017, a marina de Vilamoura foi eleita, entre todas as marinas classificadas com “5 âncoras”, a melhor marina internacional do ano (categoria que contempla todas as marinas fora do Reino Unido). Por ser galardoada em três anos consecutivos, em 2017 foi distinguida com o prémio “International Marina of Distinction 2015-2017”. Em 2019, voltou a ver-lhe atribuído o prémio de melhor marina internacional do ano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Marina de Vilamoura distinguida com prémio de melhor marina do mundo em 2021

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião