5 coisas que vão marcar o dia

No dia em que se realiza a assembleia de credores da Groundforce, Portugal promove uma nova operação de troca de obrigações do Tesouro.

É dia de assembleia de credores da Groundforce, mas também de uma nova operação de troca de obrigações do Tesouro. Destaque ainda para o Tribunal de Justiça da UE, que vai decidir sobre o recurso da Altice contra a multa de Bruxelas.

Credores votam recuperação da Groundforce

Os credores da Groundforce reúnem-se esta quarta-feira em assembleia geral no Tribunal de Monsanto, onde vão deliberar acerca da manutenção da atividade da empresa de handling, declarada insolvente por requerimento da TAP. Ao que o ECO apurou, será aprovada a proposta dos administradores de insolvência, que defendem a apresentação de um plano de recuperação que viabilize a companhia. A proposta terá de ser também homologada pelo juiz.

TJUE decide recurso da Altice contra Bruxelas

O Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE) vai decidir esta quarta-feira o recurso apresentado pela Altice Europe contra a multa de Bruxelas. O caso remonta a abril de 2018, altura em que a Comissão Europeia multou o grupo em 125 milhões de euros, por considerar que comprou a antiga PT Portugal antes da notificação ou do aval de Bruxelas, em violação das regras comunitárias. Num evento em Lisboa, Patrick Drahi, fundador da Altice, chegou a prometer que a empresa faria tudo o que estivesse ao seu alcance para não ter de pagar aquela sanção.

Como evoluíram os preços das casas no segundo trimestre?

Dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) vão revelar como evoluíram os preços da habitação entre abril e junho deste ano. No primeiro trimestre, as casas ficaram 3% mais caras face ao período homólogo — e, numa análise às duas principais cidades do país, em ambas se confirmou a tendência. Mas, na capital, há discrepâncias notórias: houve freguesias onde os preços desceram, mas também se observaram, noutras, subidas superiores a 14%. Já no Porto, os preços subiram em todas as freguesias, com aumentos de quase 40%.

Termina reunião de dois dias da Fed

Termina esta quarta-feira a reunião da Reserva Federal norte-americana (Fed), um encontro do qual não se esperam decisões quanto à redução dos estímulos monetários que seguraram a maior economia do mundo durante a pandemia. Ainda assim, os analistas acreditam que o banco central vai reforçar a ideia de que o anúncio do chamado tapering está para breve, ainda que a economia não esteja a dar sinais evidentes de recuperação. Os investidores vão estar atentos, numa semana em que se tem assistido a grande volatilidade nos mercados financeiros.

Portugal avança com troca de dívida

Portugal vai realizar esta quarta-feira uma nova operação de troca de obrigações do Tesouro, com o objetivo de alisar os reembolsos de dívida previstos para os próximos anos e obter poupanças com juros mais baixos. O IGCP anunciou que vai recomprar obrigações que vencem em 2022 (cupão de 2,2%) e 2024 (5,65%) em troca de nova dívida com maturidade em 2028 (2,125%) e 2034 (2,25%), respetivamente.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião