Fed inicia reunião de política monetária e divulga novas previsões

  • Lusa
  • 21 Setembro 2021

Mercados estão à espera de sinais da Fed sobre uma possível redução, ainda este ano, dos estímulos adotados para apoiar a economia durante a pandemia.

A Reserva Federal norte-americana (Fed) inicia esta terça-feira uma reunião de política monetária de dois dias, com os mercados à espera de sinais sobre uma possível redução, ainda este ano, dos estímulos adotados para apoiar a economia durante a pandemia.

Muitos economistas consideram que o anúncio formal para o início da redução será em novembro, em resposta a uma recuperação estável e a uma aceleração da inflação que tem suscitado preocupações, mas esta reunião pode lançar as bases para essa comunicação.

Quando a reunião terminar, na quarta-feira, as taxas de juro da Fed devem permanecer inalteradas e próximas de zero e é provável que o volume mensal de compra de ativos se mantenha em 120 mil milhões de dólares.

Em dezembro, o banco central norte-americano disse que continuaria com as compras de dívida até a economia alcançar “progressos substanciais” em direção aos objetivos fixados para o emprego e para uma taxa anual de inflação de 2%.

No discurso que fez no mês passado na conferência de Jackson Hole, o presidente da Fed, Jerome Powell, admitiu que o banco central norte-americano pode começar a reduzir as suas compras de ativos ainda este ano, se a economia continuar na via do pleno emprego.

“Embora a variante Delta represente um risco a curto prazo, as perspetivas são boas para que continuem os progressos em direção ao pleno emprego”, afirmou Powell.

O presidente da Fed advertiu, no entanto, que uma mudança prematura na orientação monetária, em resposta a fatores transitórios que têm feito subir a inflação, pode ser “muito nefasta”.

Já depois dessas declarações, a divulgação do relatório do mercado laboral relativo a agosto assinalou que a criação de emprego abrandou, tendo sido criados 235 mil postos de trabalho nesse mês, três vezes menos do que o esperado.

Na quarta-feira, o banco central pode adiantar apenas que tenciona anunciar em breve uma redução no ritmo das suas compras de ativos, sendo, por isso, aguardadas com expectativa as declarações que Powell fará em conferência de imprensa após a reunião.

A Fed vai ainda atualizar as suas previsões de crescimento, desemprego e inflação até 2024.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fed inicia reunião de política monetária e divulga novas previsões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião