Portugal avança com troca de dívida após melhoria do rating pela Moody’s

É a primeira operação de dívida que Portugal realiza após a agência Moody's ter melhorado o rating do país. Troca de obrigações vai aliviar pagamentos a fazer em 2022 e 2024.

Portugal vai realizar uma nova operação de troca de obrigações do Tesouro esta quarta-feira, com o objetivo de alisar os reembolsos de dívida previstos para os próximos anos e obter poupanças com juros mais baixos.

O IGCP anunciou que vai recomprar obrigações que vencem em 2022 (cupão de 2,2%) e 2024 (5,65%) em troca de nova dívida com maturidade em 2028 (2,125%) e 2034 (2,25%), respetivamente.

Não é a primeira vez que a agência que gere a dívida pública faz este tipo de operações este ano. Na última troca de dívida, conseguiu adiar reembolsos de 1.361 milhões de euros que teria de fazer em 2023 e 2024 para 2028 e 2037.

Com estas transações, Portugal consegue aliviar os pagamentos que tem de fazer nos próximos anos. Em 2022, tem de efetuar reembolsos aos investidores na ordem dos nove mil milhões de euros, montante que sobe para os 12 mil milhões em 2024, picos de dívida que podem ser fatores de pressão na gestão da dívida pública portuguesa naqueles anos.

Além disso, a operação decorre num ambiente de juros baixos por causa do Banco Central Europeu (BCE) e depois de a Moody’s ter melhorado o rating de Portugal na passada sexta-feira, o que permite almejar poupanças ao serem emitidos títulos com taxas mais baixas em relação àquelas que são recompradas antes do fim do prazo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal avança com troca de dívida após melhoria do rating pela Moody’s

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião