Contra o englobamento, Rio ataca Governo: “Vê capitalistas em todo lado”

  • ECO
  • 22 Setembro 2021

Presidente do PSD voltou a criticar o englobamento obrigatório de rendimentos no IRS que o Governo negoceia com a esquerda e diz que o Executivo "vê capitalistas em todo o lado".

Rui Rio voltou a criticar esta quarta-feira o englobamento obrigatório de rendimentos no IRS que está a ser negociado entre o Governo e a esquerda, dizendo que se “está a fazer exatamente o contrário daquilo que deve ser feito”. Numa ação de campanha em Lisboa, o presidente do PSD atacou o Executivo que “vê capitalistas em todo o lado”.

“Num país com enorme escassez de capital, que é dos principais problemas da nossa economia, que precisa de fomentar a poupança (…) para aumentar o investimento — que é isso que tem de sustentar o crescimento económico e não o consumo — , temos um governo que vê capitalistas em todo o lado, tudo o que mexe é capitalista e tem de taxar de toda e qualquer maneira”, atirou Rio num discurso transmitido pela Sic Notícias durante um almoço da campanha de Carlos Moedas à Câmara de Lisboa.

O ECO noticiou que, no âmbito do Orçamento do Estado para o próximo ano, o Governo está a negociar com os partidos à esquerda o englobamento obrigatório de rendimentos no IRS, o que poderá significar um agravamento fiscal para muitos proprietários.

Rui Rio disse que o Governo quer acabar com a taxa liberatória de 28%, o que significa que quem tem casas arrendadas ou poupanças no banco vai pagar mais impostos. “É do mais grave que há em matéria de gestão económica”, sublinhou o líder social-democrata.

“Estes senhores estão a tomar caminho exatamente contrário”, acrescentou, dizendo que o Governo devia estar preocupado em verificar se tinha “margem para baixar a taxa liberatória para aumentar a poupança”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Contra o englobamento, Rio ataca Governo: “Vê capitalistas em todo lado”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião