5 coisas que vão marcar o dia

  • Joana Abrantes Gomes
  • 27 Setembro 2021

O INE revela o valor das casas calculado pelos bancos na hora de conceder crédito relativo a agosto no mesmo dia que o Banco de Portugal divulga a evolução dos empréstimos e depósitos bancários.

Esta segunda-feira há dados do Banco de Portugal sobre a evolução dos empréstimos e depósitos bancários e a execução orçamental relativos a agosto. O Instituto Nacional de Estatística (INE) atualiza a avaliação bancária da habitação, destacando-se ainda a entrada em vigor da fixação de incrementos mínimos de 5% no leilão do 5G. Hoje é também a data limite para a apresentação das manifestações de interesse à compra da Dielmar.

INE revela resultados de agosto da avaliação da banca às casas

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga, esta segunda-feira, o valor das casas calculado pelos bancos na hora de conceder crédito relativo a agosto de 2021. Em julho, este indicador aumentou pelo décimo mês consecutivo, fixando um novo recorde de 1.221 euros por metro quadrado — o registo mais elevado desde janeiro de 2011.

Continuarão as poupanças nos bancos em valores recorde?

O Banco de Portugal publica os dados de agosto sobre a evolução dos empréstimos e depósitos bancários. Elevando o total para 169,9 mil milhões de euros, julho foi o 11.º mês consecutivo de aumento do valor confiado pelos particulares às instituições financeiras. Ao mesmo tempo, assistiu-se no mesmo período a um crescimento nos valores concedidos às empresas e continuou a aumentar o recurso ao financiamento dos particulares para a compra de habitação.

Como foi a execução orçamental até agosto?

Esta segunda-feira está também agendada a divulgação da síntese de execução orçamental até agosto. A execução orçamental até julho de 2021 registou um défice das contas públicas de 6,84 mil milhões de euros, uma melhoria de 1,6 mil milhões de euros em relação ao período homólogo de 2020 justificada pela “reabertura” da atividade económica. O relatório do Ministério das Finanças mostrou ainda que os pagamentos em atraso do Estado totalizaram 907,2 milhões de euros no final de julho, um aumento de 425,2 milhões face a julho de 2020.

Incrementos no leilão do 5G agora só a partir de 5%

As licitações percentualmente mais reduzidas no leilão do 5G acabam a partir desta segunda-feira. Trata-se da segunda alteração às regras da licitação, que passam a fixar incrementos mínimos de 5% para acelerar o processo. A Anacom considera que este ajustamento não compromete as estratégias dos participantes, nem beneficia um em detrimento de outro.

Termina prazo para apresentar manifestações de interesse à compra da Dielmar

Os interessados na compra da Dielmar, empresa têxtil com sede em Alcains, distrito de Castelo Branco, que atravessa um processo de insolvência desde o final de julho, têm até esta segunda-feira para apresentar a sua manifestação de interesse. Isto porque a assembleia de credores é daí a oito dias, em 6 de outubro. Ainda assim, tal não impede que possam apresentar a manifestação de interesse noutra data, por forma a serem integradas no relatório do administrador de insolvência que identificará as causas do desfecho da Dielmar ao fim de 56 anos de atividade, bem como a situação atual da empresa e as propostas do que entende ser a solução para a têxtil de Alcains. Em agosto, havia já cinco possíveis investidores.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião