Economia portuguesa estabiliza após regresso ao trabalho
Depois de o regresso ao trabalho ter puxado pela economia portuguesa, o indicador diário de atividade económica do Banco de Portugal estabilizou na semana seguinte, que acabou a 19 de setembro.
A economia portuguesa estabilizou na semana que terminou a 19 de setembro, sugerem as leituras do indicador diário de atividade económica do Banco de Portugal.
“Na semana terminada a 19 de setembro, o indicador diário de atividade económica (DEI) e a taxa bienal correspondente evoluíram em linha com as semanas anteriores”, refere o banco central num comunicado.
Indicador diário de atividade económica:
A estabilização segue-se à aceleração registada na semana anterior, terminada a 12 de setembro, período marcado pelo regresso de muitos portugueses ao trabalho após as férias do verão.
Uma semana depois, entre 13 e 19 de setembro, o DEI registou uma leitura média de 2,1, o que sinaliza que a atividade económica se manteve acima do registado no mesmo período de 2020. Na taxa bienal, que compara o período de 2021 com o mesmo período de 2019, antes da pandemia, a variação continua muito próxima do zero.
Evolução da taxa bienal do DEI:
O cálculo do DEI incorpora um conjunto de dados estatísticos, incluindo o tráfego rodoviário de pesados nas autoestradas, o consumo de eletricidade e de gás natural, a carga e correio desembarcados nos aeroportos nacionais e as compras feitas com cartão em Portugal por residentes e não residentes. É um indicador económico de alta frequência, em comparação com o principal indicador, o Produto Interno Bruto (PIB), que apenas é conhecido trimestralmente.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Economia portuguesa estabiliza após regresso ao trabalho
{{ noCommentsLabel }}