Banco da China pede ao Governo para travar “bolha” no imobiliário chinês

  • Lusa
  • 30 Setembro 2016

A instituição pede medidas urgentes para travar a escalada dos preços. Alerta para os riscos que essa valorização excessiva pode ter na economia.

O Banco da China, a quarta maior instituição financeira do país asiático, apelou hoje ao Governo chinês para tomar medidas que travem o aumento da “bolha” no setor imobiliário.

São necessárias políticas macroeconómicas urgentes para conseguir um equilíbrio entre a estabilização do crescimento e pôr fim às bolhas nos ativos“, assinalou o banco estatal num relatório sobre a conjuntura económica do país, publicado na quinta-feira.

A instituição prevê que a economia chinesa cresça 6,7%, este ano, o mesmo ritmo registado no primeiro semestre e dentro da meta definida por Pequim – uma expansão entre 6,5% e 7%.

O Banco da China considera ainda que a “pressão descendente na economia se reduziu, mas que a atividade económica continua baixa”.

A instituição, que tem uma sucursal em Lisboa e é a mais utilizado para troca de divisas estrangeiras na China, advertiu para os riscos no setor imobiliário do país, cujos preços dispararam nos últimos meses, nas principais cidades.

O crescimento “descontrolado” do setor poderá provocar um endividamento excessivo e pôr em perigo o setor financeiro, frisou o banco.

O relatório do Banco da China surge no mesmo dia em que Wang Jianlin, o homem mais rico do país, disse que o mercado imobiliário chinês é a “maior bolha da História”, em entrevista à estação televisiva CNN.

“Eu não vejo uma solução viável para este problema”, afirmou o fundador do grupo Wanda, que começou por se impor no setor imobiliário, mas que nos últimos anos passou a investir também no cinema e no turismo. “O Governo adotou todo o tipo de medidas, mas nenhuma funcionou”, disse.

O imobiliário é um setor chave para a economia chinesa, a segunda maior do mundo e o principal motor da recuperação global, mas que em 2015 cresceu ao ritmo mais lento do último quarto de século.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Banco da China pede ao Governo para travar “bolha” no imobiliário chinês

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião