Amazon lança o Astro, o robô doméstico que custa 999 dólares

  • ECO
  • 28 Setembro 2021

Robô tem sensores de movimento que lhe permitem deslocar-se pela casa e detetar intrusos ou ambientes estranhos.

A Amazon apresentou esta terça-feira ao mundo várias novidades, mas a mais emocionante foi o novo robô doméstico. O Astro, como assim se chama, tem sensores que o fazem movimentar-se pela casa, bem como uma câmara que permite chamadas de vídeo. Os interessados em adquirir este pequeno robô devem inscrever-se numa espécie de lista de espera e desembolsar 999 dólares (853 euros).

Quase parece um animal doméstico de tão pequeno que é e até há quem já lhe chame “Wall-e“. Mas a Amazon assegura que este robô é totalmente capaz de contornar obstáculos e, por isso, não há o risco de atropelar o gato ou o cão que está deitado no chão da sala.

É totalmente equipado com inteligência artificial, o que lhe confere movimentos autónomos, graças aos sensores de movimento, capazes de reconhecerem os cantos à casa. O Astro pode ouvir e entender ordens e consegue, por exemplo, analisar dificuldades nos ambientes.

Embora pequeno, tem várias valências. Conta com um ecrã Full HD de 15,6 polegadas, que permite ao utilizador realizar chamadas de vídeo ou controlar a casa. A câmara que o Astro tem pode “sair do corpo” do robô e ser usada para analisar certas funcionalidades dentro de casa.

Esta tarde, durante a apresentação do Astro, a Amazon explicou que o robô é capaz, por exemplo, de ficar alerta quando a casa está vazia, alertar os donos se algum dispositivo ficou ligado e até mesmo confirmar se na despensa existem todos os ingredientes necessários para o jantar. Pode ainda detetar sons de alarme de fumo, monóxido de carbono ou vidros a partir e enviar uma mensagem para o telemóvel do dono.

Astro, novo robô da AmazonAmazon

A Amazon garantiu que o Astro é apenas o “primeiro robô” que desenvolve e que haverá outros no futuro. A empresa explicou que este robô passou por “centenas de milhares de horas de testes internos com funcionários” antes de ser lançado. Os interessados em ter um devem inscrever-se para serem notificados assim que este começar a ser comercializado, com preços a partir de 999 dólares nos Estados Unidos.

Durante o evento de hoje, a Amazon apresentou ainda outras novidades, tais como um termóstato inteligente — capaz de ajustar a temperatura enquanto o dono está fora de casa –, o novo Echo Show 15 — uma espécie de organizador familiar e que funciona como uma televisão –, o Amazon Glow — um dispositivo interativo para ajudar as famílias a manter contacto com as crianças mais novas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Amazon lança o Astro, o robô doméstico que custa 999 dólares

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião