Economia mantém recuperação na última semana

  • ECO
  • 30 Setembro 2021

Indicador diário de atividade económica do Banco de Portugal sinaliza uma estabilização da recuperação em linha com as últimas semanas, marcadas pelo regresso das férias e avanço no desconfinamento.

A economia portuguesa manteve a tendência de ligeira recuperação que vem registando em setembro, à boleia dos progressos na vacinação que tem permitido aliviar as restrições da pandemia e do regresso das férias.

“Na semana terminada a 26 de setembro, o indicador diário de atividade económica (DEI) evoluiu em linha com as semanas anteriores”, sinaliza o Banco de Portugal esta quinta-feira.

A 26 de setembro, o último dia para o qual foi apurado o DEI, o crescimento homólogo do indicador foi de 3,3% — compara com os 10,8% da semana anterior. Quanto à média móvel semanal, o último valor é o de 23 de setembro e regista uma subida homóloga de 4,8% — compara com 3,8%.

Na comparação com a média dos últimos dois anos (2019 e 2020), o indicador diário registou uma taxa marginalmente positiva de 0,4% a 5 de setembro (5% na semana anterior), enquanto a média móvel semanal face ao acumulado de dois anos a 23 de setembro foi de 2,1% (0,1% na semana anterior).

Este indicador visa apurar o andamento da economia através de indicadores de alta frequência como o tráfego diário de camiões, consumo de eletricidade e gás natural, carga e correio que chega aos aeroportos nacionais e compras com cartões por parte de residentes e não residentes.

A próxima divulgação do DEI está marcada para 7 de outubro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Economia mantém recuperação na última semana

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião