TAP entre companhias da UE que se comprometem a reembolso atempado após cancelamento de voos

Após diálogo com as autoridades nacionais, com o apoio da Comissão Europeia, 16 companhias aéreas comprometeram-se a melhorar a informação e o processamento dos reembolsos no caso dos voos cancelados.

A TAP é uma das 16 companhias aéreas da União Europeia (UE) que se comprometeu a melhorar a informação e a reembolsar atempadamente os passageiros em caso de cancelamento de voos. O compromisso surge no seguimento de diálogo com a rede de autoridades de apoio ao consumidor, e com o apoio da Comissão Europeia, que abordou as transportadoras mencionadas com maior frequência nas reclamações dos consumidores.

Neste contexto, os reembolsos ainda pendentes das companhias aéreas “foram eliminados na grande maioria dos casos e os passageiros vão ser reembolsados ​​no prazo de sete dias, conforme exigido pela legislação da UE”, de acordo com o comunicado da Comissão Europeia.

Para além disso, os passageiros só podem receber vouchers se os escolherem expressamente, sendo que a “maioria das companhias aéreas concordou que os vouchers não utilizados, que os passageiros nas fases iniciais da pandemia tiveram que aceitar, podem ser reembolsados ​​em dinheiro, se o passageiro assim desejar”.

Segundo os últimos dados conhecidos, avançados pelo Expresso, a TAP tinha 657,5 milhões de euros em vouchers de viagens adiadas, no final de junho deste ano. A maioria, apesar de não todas, são viagens canceladas pela pandemia. A transportadora aérea tinha sinalizado que existiam 2% de reembolsos pedidos por clientes ainda pendentes.

Os restantes compromissos assumidos pelas transportadoras dizem principalmente respeito à informação dada aos clientes, por exemplo dando igual destaque nos sites, e-mails e outras comunicações aos passageiros às diferentes opções que o passageiro tem em caso de cancelamento de voo, bem como distinguir claramente os cancelamentos de voos pela companhia aérea dos cancelamentos de voos pelo passageiro, e os direitos em cada caso.

As companhias aéreas envolvidas no diálogo com a Comissão Europeia são: Aegean Airlines, Air France, Alitalia, Austrian Airlines, British Airways, Brussels Airlines, Easyjet, Eurowings, Iberia, KLM, Lufthansa, Norwegian, Ryanair, TAP, Vueling e Wizz Air.

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