Marcelo reage aos críticos. “É natural que critiquem aquilo de que discordam”

  • Lusa
  • 13 Fevereiro 2017

Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou que o apoio ao Governo "faz parte da lógica do papel constitucional". É o Presidente "de todos os portugueses, não de um partido".

O Presidente da República percebe a posição dos seus críticos, mas explicou que não é presidente de um partido ou central sindical. E sublinhou que o apoio ao Governo “faz parte da lógica do papel constitucional”.

Marcelo Rebelo de Sousa falava aos jornalistas à entrada para a antestreia do documentário “Diálogos das Carmelitas”, no Teatro Nacional de São Carlos, em Lisboa, e depois de se ter recusado a comentar a polémica do ministro das Finanças e da Caixa Geral de Depósitos, foi questionado sobre as vozes críticas que têm surgido à sua atuação presidencial.

“Ah, a essa eu respondo. Um Presidente da República, por definição, é o Presidente de todos os portugueses. Não é o presidente nem de um partido, nem de uma central sindical. Eu fui dirigente partidário e percebo perfeitamente a posição dos partidos, como percebo a posição das centrais sindicais. Têm que representar os seus interesses, as suas estratégias e as suas táticas e, portanto, é natural que critiquem aquilo de que discordam”, explicou.

E, apesar de dizer perceber “os pontos de vista de cada um dos vários protagonistas da vida política, sindical e patronal portuguesa”, Marcelo Rebelo de Sousa considerou que “têm de perceber a posição do Presidente da República”.

“Mesmo o facto de ser do PSD não é razão para gostar mais ou menos de um Governo que seja ou não da sua área política. Deve tratar da mesma maneira os Governos, quaisquer que sejam os primeiros-ministros”, justificou.

O chefe de Estado socorreu-se ainda da atuação dos seus antecessores: “como se lembrarão mantiveram o apoio anos a fio a Governos que não eram da sua área. Faz parte da lógica do papel constitucional do Presidente, portanto”.

Interrogado sobre se estava à espera destas críticas, Marcelo foi perentório: “Se eu, como líder, fi-las, naturalmente estou à espera”. “Ser-se Presidente é cumprir uma missão nacional, não é um concurso de popularidade”, enfatizou.

Embora reconhecendo que não se pode queixar – porque admite que “é simpático que os portugueses tenham um conceito tão generoso” em relação à sua atuação, “como as sondagens desta semana mostraram” – o Presidente da República assegurou que não atua desta forma “para isso”.

“Se amanhã acontecer como aconteceu com muitos Presidentes portugueses ou estrangeiros terem 6,7,8, 10% de simpatias, se aquilo que fazem, fazem em consciência, estão a fazer muito bem”, garantiu.

Em declarações ao Diário de Notícias, o social-democrata José Eduardo Martins, apoiante de Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou que o Presidente da República se “descredibilizou” com a falta de imparcialidade ao proteger o ministro das Finanças.

Ao Sol, o vice-presidente do PSD Marco António Costa disse que por vezes ficava “algo perplexo com as declarações” que Marcelo Rebelo de Sousa produz.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Marcelo reage aos críticos. “É natural que critiquem aquilo de que discordam”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião