Altri vai construir biofábrica de fibras sustentáveis na Galiza com o PRR espanhol

  • Joana Abrantes Gomes
  • 1 Outubro 2021

O memorando de entendimento assinado com a galega Impulsa visa a construção de uma biofábrica para o setor têxtil. Projeto faz parte do "Next Generation EU" de Espanha.

A Altri assinou um memorando de entendimento com uma empresa galega para a construção de uma biofábrica para o setor têxtil com capacidade de produzir 200 mil toneladas de pasta solúvel e fibras sustentáveis.

O acordo, firmado com a Sociedade para o Desenvolvimento de Proxectos Estratéxicos de Galicia, S. L. (“Impulsa”) – um consórcio público-privado de direito espanhol -, faz parte do “Next Generation EU”, o fundo de 750 mil milhões de euros destinado à recuperação económica da União Europeia da crise provocada pela pandemia de Covid-19, e do Plano de Recuperação e Resiliência de Espanha.

Em comunicado, a Altri indica que a biounidade industrial “estará capacitada para fornecer o cluster têxtil do Noroeste peninsular, contribuindo para o reforço da economia circular e a descarbonização de um importante setor económico como é o do setor têxtil”. “Prevê-se ainda o desenvolvimento de um plano técnico, operativo e comercial, no contexto do Proyecto de Gestión Sostenible de los Bosques Gallegos“, acrescenta.

O acordo definitivo será celebrado somente após a verificação de “um conjunto de condições precedentes”, o que se estima que venha a acontecer durante o segundo semestre de 2022.

Este investimento faz parte dos objetivos do Compromisso 2030 da Altri, que assenta em quatro linhas de estratégia, designadamente “Desenvolver e Valorizar a Floresta”, “Apostar na Excelência Operacional e na Inovação Tecnológica”, “Valorizar as Pessoas” e “Afirmar a Sustentabilidade como Fator de Competitividade”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Altri vai construir biofábrica de fibras sustentáveis na Galiza com o PRR espanhol

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião