Altri vai construir biofábrica de fibras sustentáveis na Galiza com o PRR espanhol
O memorando de entendimento assinado com a galega Impulsa visa a construção de uma biofábrica para o setor têxtil. Projeto faz parte do "Next Generation EU" de Espanha.
A Altri assinou um memorando de entendimento com uma empresa galega para a construção de uma biofábrica para o setor têxtil com capacidade de produzir 200 mil toneladas de pasta solúvel e fibras sustentáveis.
O acordo, firmado com a Sociedade para o Desenvolvimento de Proxectos Estratéxicos de Galicia, S. L. (“Impulsa”) – um consórcio público-privado de direito espanhol -, faz parte do “Next Generation EU”, o fundo de 750 mil milhões de euros destinado à recuperação económica da União Europeia da crise provocada pela pandemia de Covid-19, e do Plano de Recuperação e Resiliência de Espanha.
Em comunicado, a Altri indica que a biounidade industrial “estará capacitada para fornecer o cluster têxtil do Noroeste peninsular, contribuindo para o reforço da economia circular e a descarbonização de um importante setor económico como é o do setor têxtil”. “Prevê-se ainda o desenvolvimento de um plano técnico, operativo e comercial, no contexto do Proyecto de Gestión Sostenible de los Bosques Gallegos“, acrescenta.
O acordo definitivo será celebrado somente após a verificação de “um conjunto de condições precedentes”, o que se estima que venha a acontecer durante o segundo semestre de 2022.
Este investimento faz parte dos objetivos do Compromisso 2030 da Altri, que assenta em quatro linhas de estratégia, designadamente “Desenvolver e Valorizar a Floresta”, “Apostar na Excelência Operacional e na Inovação Tecnológica”, “Valorizar as Pessoas” e “Afirmar a Sustentabilidade como Fator de Competitividade”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Altri vai construir biofábrica de fibras sustentáveis na Galiza com o PRR espanhol
{{ noCommentsLabel }}