Lisboa no verde com BCP a disparar 4%

Bolsa nacional encerrou em terreno positivo, fortemente impulsionada pelo BCP e pela Galp Energia. EDP travou subida mais acentuada do índice.

A bolsa de Lisboa encerrou a valorizar, animada pelo desempenho do BCP e da Galp Energia, que registaram subidas de 4% e 2%, respetivamente. Pelo contrário, empresas como a EDP e as papeleiras impediram o índice de crescer ainda mais. Lisboa acabou por contrariar o resto da Europa.

O PSI-20 avançou 0,76% para 5.460,80 pontos, com cerca de metade das cotadas no verde e a outra metade no vermelho. A dar impulso ao índice esteve o BCP que disparou 3,84% para 0,1567 euros, naquela que é a quarta sessão consecutiva de ganhos. Este desempenho do banco liderado por Miguel Maya acontece depois da emissão de dívida sustentável, que aconteceu esta quarta-feira.

Ainda nas subidas, destaque para a Galp Energia que ganhou 2,32% para 9,8 euros, num dia em que o preço do barril de petróleo está a valorizar cerca de 1% nos mercados internacionais. No setor energético, a EDP Renováveis cresceu 1,52% para 21,42 euros, acompanhada pela GreenVolt, que avançou 2,94% para 5,96 euros, e pela REN que valorizou 0,2% para 2,55 euros.

No lado oposto, e ainda na energia, a EDP caiu 0,33% para 4,535 euros, acabando por impedir uma subida mais expressiva do índice. Destaque também para a Semapa que recuou 2,5% para 11,7 euros e para a Altri que desvalorizou 0,56% para 5,355 euros.

Ainda nos pesos pesados, a Jerónimo Martins desceu 0,55% para 17,21 euros, enquanto a Sonae recuou 0,54% para 0,9085 euros.

Lisboa acabou, assim, por contrariar a tendência que se vive no resto da Europa, no dia em que o índice de referência europeu Stoxx-600 perdeu 0,05% para 454,80 pontos, acompanhado por outros índices como o espanhol Ibex-35 e o francês CAC-40 que recuaram 0,85% e 0,62%, respetivamente.

A marcar os mercados lá fora continua a estar a tensão vinda da China, nomeadamente relacionada com a gigante imobiliária Evergrande. A empresa, que tem uma dívida de mais de 300 mil milhões de dólares, falhou ontem mais um pagamento de juros das obrigações, depois de um outro pagamento falhado na semana passada, diz a Reuters.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa no verde com BCP a disparar 4%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião